O edital do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi) irá investir R$ 8 milhões em modalidades amadoras e profissionais do Piauí, anunciou nesta quarta-feira (6) o governador Rafael Fonteles (PT) durante encontro com a secretária de Esportes, Josiane Campelo, no Palácio de Karnak.
O edital funcionará com regras semelhantes ao do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). O governador explicou que os recursos poderão ser solicitados por federações, as associações para eventos esportivos, competições e ainda para reformas de espaços esportivos. O edital atenderá a pessoas físicas e jurídicas, associações e entidades de forma geral que militam no esporte.
"É um recurso, um crédito estimado em R$ 8 milhões, que as entidades que tiverem seu projeto aprovado pelo Conselho poderão buscar facilmente esse recurso com as empresas, que ao invés de pagar o ICMS, pagam diretamente para esses projetos, como já estamos acostumados a ver e a fazer com a cultura", disse Fonteles.
LEIA TAMBÉM
A secretária Josiene Campelo disse que as inscrições acontecem a partir desta quarta (6) e seguem até o dia 22 de março. Para ela, Siespi, facilitará o patrocínio em diversas modalidades esportivas, possibilitando aos atletas piauienses participarem de competições regionais, nacionais e internacionais.
Separação de torcidas
Um projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI) quer determinar a separação de torcidas rivais nas arenas esportivas para prevenir conflitos e garantir a segurança do público. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei Geral do Esporte.
O futebol no Brasil carrega em seu histórico casos de violência entre torcidas organizadas. Brigas, confrontos e até mortes marcam o esporte, em todo o país vários casos de violência já ocorreram tirando a vida de dezenas de pessoas no Brasil.
As raízes da violência entre torcidas remontam aos anos 1970, com o surgimento das primeiras torcidas organizadas. Influenciadas por movimentos sociais e políticos da época, algumas delas se tornaram grupos com forte identidade e rivalidade, o que gerou os primeiros confrontos.