Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em cota de inundação, nível dos rios Marathaoan e Longá deve subir nas próximas horas

Já o nível do rio Parnaíba deve entrar em processo recessivo na região de Teresina e Timon.

10/04/2024 às 10h38

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou um boletim atualizando o nível dos rios que formam a bacia do Rio Parnaíba. Chama a atenção a previsão de aumento no nível dos rios Longá, em Esperantina e do Marathaoan, em Barras; ambos já estão em cota de inundação. Em Barras, o nível do rio Marathaoan no momento é de 4,55m, 35cm acima da cota de Inundação (4,20m), e deve sofrer pequena elevação nas próximas 8h, podendo chegar a valores em torno de 4,57m.

Rio Marathaoan, em Barras, está na cota de inundação - (Reprodução/Whatsapp) Reprodução/Whatsapp
Rio Marathaoan, em Barras, está na cota de inundação

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 8,05 m, 65 cm acima da cota de Inundação (7,40 m). A tendência de momento é que o rio tenha leve elevação nas próximas 8 h, devendo chegar a valores no entorno de 8,07m, permanecendo em situação de Inundação.

O quadro atual das estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil na Bacia do Parnaíba continua o mesmo de terça-feira (09), que é de atenção no rio Parnaíba em Teresina e em Timon e em Coelho Neto, no Maranhão. A tendência de momento é que o rio Parnaíba se estabilize em Floriano e em Barão de Grajaú, no estado vizinho. Aqui na capital, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,99 m, portanto acima da cota de Atenção (4,90 m), devendo permanecer em lenta recessão nas próximas 8h, podendo chegar em valores em torno de 4,94 m, mantendo-se em Atenção.

Em Floriano e Barão de Grajaú, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,70 m, abaixo da cota de Atenção (5,50 m), devendo ter seu nível praticamente estabilizado nas próximas 8h, com cota prevista de 4,70 m, permanecendo em condição de normalidade. Já em Luzilândia, o rio está na cota de alerta. Nas demais cidades a situação atual é de normalidade, incluindo o rio Poti em Teresina.

Rio Parnaíba, em Teresina - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Rio Parnaíba, em Teresina

As previsões apresentadas são baseadas em modelos hidrológicos. Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Volume da barragem de Boa Esperança está perto do limite

Segundo dados da Companhia Hidrelétrica dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CHESF), a Barragem de Boa Esperança se encontra em 94,38% de seu volume útil e a vazão descarregada no momento é da ordem de 895 m³/s.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.