Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador defende integração de sistemas para agilizar processos no judiciário piauiense

O fato, segundo ele, pode ser evidenciado no Poder Judiciário, que pôde destravar processos através do uso da Inteligência Artificial (IA)

05/09/2024 às 12h09

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou o papel do Poder Executivo em fomentar mecanismos tecnológicos que possam contribuir para a desburocratização de processos e, com isso, dar eficiência e celeridade no atendimento prestado aos piauienses. O fato, segundo ele, pode ser evidenciado no Poder Judiciário, que pôde destravar processos através do uso da Inteligência Artificial (IA). As declarações foram dadas ao O Dia nesta quinta-feira (5), durante abertura do I Fórum de Inovação do Judiciário Piauiense.

Com o passar dos anos, processos antes realizados apenas com a força do trabalho manual puderam dar espaço para as novas tecnologias, com uso das IAs. O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) conseguiu, com o auxílio da Júlia, IA da Justiça piauiense, reduzir processos realizados em 37 dias para apenas um dia.

Governador defende integração de sistemas para agilidade de processos no judiciário piauiense - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Governador defende integração de sistemas para agilidade de processos no judiciário piauiense

Segundo o governador, o incentivo a inovação auxilia para a melhora de processos, garantindo, assim, que processos antes parados no Poder Judiciário possam ter a agilidade necessária para a conclusão de seus resultados.

“Fico feliz de ver todos os poderes do estado do Piauí nessa mesma linha de fomentar inovação. Então, o judiciário piauiense tem se destacado em vários reconhecimentos nacionais da evolução e boa parte dessa evolução tem a ver com investimento, tecnologia e inovação. Esse fórum de inovação do judiciário piauiense é mais uma medida importante para colocar o judiciário no centro das inovações globais para melhorar seus processos, atender cada vez melhor os cidadãos do estado do Piauí e garantir uma justiça acessível, ágil, célere e claro justa”, disse.

O desembargador José Wilson Ferreira de Araujo Júnior, coordenador do Opala Lab, responsável pelo desenvolvimento de práticas inovadoras no Judiciário piauiense, destacou que metodologias, destacou o papel da Júlia para automação e tabulação de processos para dar agilidade em resultados.

“Depois que criamos o nosso robô de inteligência, a Júlia, criamos vários módulos para dar celeridade no andamento de nossos processos e aumentar naturalmente a produtividade. Um deles é a automação de intimações. A Júlia já faz essa intimação, sem depender de servidores, além de criar tarefas de processos que foram concluídos e que devem ser remetidos a arquivos, por exemplo”, explicou o desembargador.

I Fórum de Inovação do Judiciário Piauiense

Durante os dias 5 e 6 de setembro, o Sesc Cajuína, localizado no bairro São João, zona Leste de Teresina, sedia o I Fórum de Inovação do Judiciário Piauiense.

Reunindo magistrados, servidores, advogados e especialistas em tecnologia, o evento tem como objetivo principal promover a troca de experiências e a discussão de estratégias inovadoras que possam ser implementadas no sistema judiciário local.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.