Aquilo que é bom perdura através do tempo. Grandes obras literárias, por exemplo, resistem à passagem dos anos e imortalizam-se na vivência de seus leitores. O mesmo pode ser dito do Jornal O DIA, que neste 1º de fevereiro celebra 73 anos de existência. Fundado em 1951, ele carrega consigo uma história marcada pela excelência e tradição. Há mais de sete décadas, o impresso tem sido um pioneiro no estado do Piauí, se consolidando também como um dos veículos mais duradouros do país.
LEIA TAMBÉM
Através de um olhar atento, o Jornal O DIA testemunhou a transformação do estado, refletindo em suas páginas as mudanças políticas-sociais, os desafios e as conquistas vividas pelos piauienses. Para o professor de literatura Herasmo Braga, o impresso representa solidez em meio a uma sociedade líquida, onde tudo é efêmero e passageiro.
Ao longo do tempo, o impresso mais tradicional do Piauí soube se adaptar sem perder sua principal essência: a credibilidade. “O jornal impresso exige um trabalho em equipe, com olhares múltiplos que vão desde a seleção da notícia até a forma como ela é escrita. Isso confere uma maior veracidade àquilo que está sendo pautado”, acrescenta Braga.
Esse compromisso com a informação é, na verdade, uma das principais qualidades que cativam e fidelizam os leitores. O relato do contador Adriano Fernandes, de 44 anos, confirma essa percepção. Assinante do jornal há pouco mais de dois anos, ele conta que valoriza a rotina de receber o impresso todos os dias em sua casa e afirma que o diferencial do O DIA é a forma como as informações são transmitidas.
“Eu gosto muito do fato de o jornal chegar na minha casa, é algo que preservo bastante. Para mim, o diferencial do Jornal O DIA é a credibilidade. Ele transmite a notícia de forma imparcial e nos ajuda a formar nossa própria opinião e senso crítico sobre determinado tema, sem sermos direcionados para um lado ou vertente”, comenta.
É durante o café da manhã que Adriano se atualiza sobre os acontecimentos do Piauí e do mundo. O leitor aponta que o impresso é mais uma opção entre os diversos formatos de mídia disponíveis atualmente. "Apesar da variedade de plataformas de notícias, cada uma possui suas potencialidades, e acredito que uma não anula a outra. O jornal oferece conteúdos mais específicos e exclusivos, e penso que esse é um de seus principais diferenciais", explica Adriano.
Indo além de uma produção jornalística que se preocupa com a credibilidade e qualidade das informações, o Jornal O DIA também representa uma tradição. Enquanto alguns consideram os meios de comunicação impressos ultrapassados, outros valorizam a experiência tátil e visual de folhear as páginas de um jornal, como é o caso de Zethe Viana Machado, tenente-coronel da Polícia Militar do Piauí e assinante do O DIA.
“O Jornal O DIA se preocupa com a qualidade daquilo que é escrito. Apesar de estarmos rodeados de tecnologia, espero que a tradição do impresso continue resistindo. O jornal me traz uma alegria, tenho prazer em manuseá-lo, porque ele me faz recordar da minha infância e da época em que meus pais e avós liam jornais”, lembra o tenente.
Refletindo sobre o tema, Herasmo Braga ressalta que a tradição é feita justamente pelos elementos que resistem ao teste do tempo.
A boa aceitação do Jornal O DIA entre seus leitores e assinantes também se deve a sua abordagem inclusiva e diversificada. Busca-se refletir a pluralidade de ideias, abrindo espaço para perspectivas e visões de mundo diversas, que são expressas em artigos de opinião publicados diariamente. O tenente-coronel Zethe, por exemplo, destaca esses artigos como suas leituras favoritas no jornal, salientando como eles contribuem para o desenvolvimento de uma visão crítica e bem fundamentada acerca dos acontecimentos atuais.
“O que mais me agrada são os artigos escritos por especialistas de diversas áreas do conhecimento, como direito, engenharia, medicina e letras. Acredito que ao nos depararmos com opiniões distintas e divergentes, somos incentivados a criar nossa própria visão. Claro, não seguimos exatamente o que está escrito, mas essas diferentes perspectivas nos permitem formar nossa opinião individual. Acho muito importante que o jornal traga diferentes pontos de vista”, enfatiza o leitor.
Nos últimos 73 anos, o O DIA se reinventou para manter a relevância mesmo em um mundo cada vez mais digital, representando a história, a tradição e a resistência piauiense. Aos que contribuem para sua criação e aos que se dedicam em lê-lo diariamente, o impresso segue sendo uma fonte grandiosa de informação e análise crítica da sociedade.