Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Júlio César minimiza coligação cruzada do PSD com MDB: “não é importante para nós”

Apesar do assunto ainda estar em trâmites iniciais, o parlamentar afirmou que a decisão caberá ao grupo do governador Rafael Fonteles.

03/01/2025 às 11h02

O deputado federal Júlio César (PSD-PI), presidente regional do PSD no Piauí, declarou que a coligação cruzada com o MDB, embora cogitada para as próximas eleições, não é prioritária para seu partido. As declarações foram dadas ao O Dia nessa quinta-feira (2).

Apesar da conjuntura política ter dado certo nas eleições de 2022, em uma aliança cruzada com o MDB, o parlamentar deixou claro que qualquer decisão sobre o tema será tomada em conjunto com o grupo político liderado pelo governador Rafael Fonteles e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Júlio César minimiza coligação cruzada do PSD com MDB: “não é importante para nós” - (Arquivo / O Dia) Arquivo / O Dia
Júlio César minimiza coligação cruzada do PSD com MDB: “não é importante para nós”

“Essa fusão ou coligação cruzada ela já está sendo cogitada, especulada ou articulada para acontecer na próxima eleição. Então é uma coisa importante hoje. Eu acho que não é importante para o nosso partido, mas se for importante para o grupo do nosso governador, que é o grande líder, nós vamos estudar com o apoio também do presidente nacional do partido, o Gilberto Kassab”, disse.

A coligação cruzada é uma estratégia eleitoral que pode permitir maior flexibilidade entre partidos na composição de alianças regionais, independentemente de seus alinhamentos nacionais. Apesar da discussão em torno do tema com o MDB, partido que também faz parte do grupo do governador, o PSD parece adotar uma posição mais cautelosa.

Sobre a formação de chapas e possíveis candidatos para as próximas eleições, Júlio César destacou que o momento ainda não é propício para definições.

“Nomes, só quando tiver perto, muita gente quando está longe, deseja ser candidato, quando vai se aproximando às vezes desiste por falta de competitividade. Mas como nós temos bastante tempo, vamos administrar o tempo, articular com aqueles que desejam ser candidatos e vamos no momento certo decidir se haverá essa coligação cruzada ou não”, destacou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.