O turismo é um dos importantes setores que integram a economia atual, responsável não somente pela geração de empregos, mas também pela circulação de capital e de pessoas. O Dia Nacional do Turismo é celebrado no dia 2 de março e esse fenômeno se destaca pelo deslocamento de pessoas entre locais por período superior ao de 24 horas e inferior ao de 180 dias, sem a realização de atividades comerciais ou profissionais.
O Piauí se destaca nacionalmente por seus inúmeros pontos turísticos. As belezas naturais, culturais, históricas, gastronômicas e sociais podem ser encontradas de Norte a Sul do Estado e já ganham o mundo quanto ao reconhecimento. No Mapa do Turismo Brasileiro, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), constam 44 municípios piauienses distribuídos em sete polos turísticos. Estar presente no Mapa contribui para o desenvolvimento do turismo local, uma vez que as cidades incluídas passam a ter acesso a políticas públicas, recebem recursos para a realização de obras de infraestrutura e obtêm, também, capacitação através da oferta de qualificação profissional.
No ano de 2023, segundo dados da Coordenação de Turismo do município de Teresina, o fluxo turístico na capital cresceu 25,5%, passando de 475 mil turistas em 2022 para 587 mil no ano passado. A movimentação de visitantes gerou um impacto significativo na Receita Turística, na ordem de R$ 535 milhões, um crescimento de 42% em relação à 2022.
LEIA TAMBÉM
DELTA DO PARNAÍBA
Apesar do Piauí ter o menor litoral do Brasil, com apenas 66 km de extensão, suas potencialidades são imensas. O litoral piauiense fica localizado entre quatro cidades: Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, totalizando 17 praias.
Contudo, a maior referência é, sem dúvida, o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas. Está situado entre o Maranhão e o Piauí e corresponde à foz do rio Parnaíba, que nasce na Chapada das Mangabeiras, tendo suas nascentes protegidas pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Com sua paisagem exuberante, repleta de dunas, mangues e ilhotas, com fauna e flora peculiares, garantem um cenário paradisíaco para os turistas.
A Ilha Grande de Santa Isabel, a maior do arquipélago, fica nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí. A Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba abrange 10 municípios: Tutóia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce do Maranhão, no Maranhão; Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, no Piauí; Chaval e Barroquinha, no Ceará. Os recursos naturais são protegidos pela Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba.
Outras praias piauienses também se destacam, como a de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, que é um verdadeiro paraíso para os amantes do kitesurf, devido aos ventos fortes. Na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, os turistas podem apreciar um belíssimo pôr-do-sol nos rochedos cobertos com sal. As formações rochosas dividem o mar em áreas com ondas desafiadoras e trechos calmos e convidativos.
Considerada o cartão-postal do Piauí, a Praia de Atalaia é uma das mais visitadas por quem vai ao litoral piauiense. Com sua ampla faixa de areia e imenso calçadão à beira-mar, as águas tranquilas se tornam um atrativo para quem busca entretenimento e lazer.
Pedro II - MORRO DO GRITADOR
Pedro II é uma das cidades, localizadas ao Norte do Piauí, cercada de belezas naturais, dentre elas, o Morro do Gritador. O Mirante está situado a 729 metros de altura do nível do mar, na costa da Serra da Ipiapaba, especificamente na Serra dos Matões, e oferece aos visitantes uma visão magnífica dos vales.
Além de oferecer uma vista panorâmica dos paredões de rocha e da vegetação nativa, o Morro do Gritador é um dos cartões-postais da cidade e a principal atração dos turistas durante o Festival de Inverno de Pedro II, evento que ocorre anualmente no município. A festividade ocorre graças ao clima serrano raro da região. Os paredões também proporcionam que o Mirante seja palco do Desafio Serra dos Matões, evento de trail run com percursos nas comunidades localizadas na serra que lhe dá nome.
LEIA TAMBÉM
O município de Pedro II também é conhecido por ser a terra da Opala, pedra preciosa encontrada apenas no Brasil, na Austrália e em Marte. Os visitantes podem ainda conhecer outros pontos marcantes da cidade, como o Centro Histórico, os sítios arqueológicos, o Museu da Roça e o Sítio Buritizinho.
A reportagem completa com os pontos turísticos piauienses está disponível no jornal impresso deste final de semana.
Leia o Jornal O Dia na íntegra pelo link: https://odia.presslab.com.br/