O governador Rafael Fonteles entrou no segundo dia representando o Piauí no World Hydrogen 2024 Sumit & Exhibition, que acontece em Rotterdam, na Holanda. Nesta terça (14), o chefe do Executivo Piauiense se reuniu com representantes da Gasuine, uma empresa holandesa de infraestrutura e transporte natural que opera tanto na Holanda, quanto na Alemanha. O objetivo do encontro foi explorar a oportunidade de uma parceria para desenvolver um “corredor” verde que forneça hidrogênio verde do Piauí à Europa.
A Gasuine é proprietária da rede de transporte de gás da Holanda com um comprimento total de mais de 12 mil Km e uma rede de 3.100 Km de extensão na Alemanha. A subsidiária da Gasuine, a Hynetwork, foi designada pelo governo holandês para criar a rede de transporte de hidrogênio holandesa. A base desta rede base será a rede atual de gás natural, conectando clusters industriais dos locais de armazenamento e importação de hidrogênio.
Nas redes sociais, Rafael Fonteles deu detalhes do que foi discutido na reunião. “É uma empresa estatal que está muito interessada em realmente em ter uma cooperação com o Brasil, com estados brasileiros, para garantir o fornecimento de hidrogênio aqui para a Europa, dado que eles não vão conseguir produzir todo o hidrogênio necessário para suas indústrias”, explicou.
Estamos no segundo dia de World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition aqui em Rotterdam, na Holanda, e já tivemos diversas reuniões sobre o futuro do hidrogênio verde no Piauí e na Europa.
— Rafael Fonteles (@RafaelFonteles_) May 14, 2024
Conversamos com representantes da Gasunie, empresa holandesa de infraestrutura e transporte… pic.twitter.com/ucR5H9DHXb
Além da reunião com representantes da Gasuine, o governador do Piauí se reuniu, também, com representantes de uma indústria de aço verde para atrair investimento de siderurgia com energia renovável para o Estado em processo que Rafael chamou de “neoindustrialização do Piauí e do Brasil”.
Durante o World Hydrogen 2024 Sumit & Exhibition, foi firmado um acordo entre a Green Energy Park e a Eletrobras para a produção de hidrogênio verde e derivados na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. Ficou definido no Memorando de Entendimento assinado que a Eletrobras irá fornecer a energia à Green Energy Park, que executará o maior projeto de hidrogênio verde do mundo aqui no Piauí.
LEIA TAMBÉM
“A celebração deste memorando mostra que estamos no caminho certo e que empresas gigantes confiam que seremos o maior produtor de combustível verde e sustentável do mundo. Foi mais um passo dado para que o Piauí se torne o estado dos produtos verdes, com o hidrogênio verde sendo apenas um deles", destacou o governador Rafael Fonteles.
O vice-presidente de Comercialização de Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, destacou a alegria com o acordo firmado. "A nossa ideia é ajudar a Green Energy Park em seu projeto de hidrogênio verde no Piauí, levando infraestrutura e energia ao estado que será o berço do hidrogênio para o mundo", frisou o gestor.
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.