A Universidade Federal do Piauí (UFPI) definirá, nesta semana, a lista tríplice a ser encaminhada ao Governo Federal para escolha da nova reitoria da instituição. O Conselho Universitário (Consun) agendou para a próxima quinta-feira (12), às 9h, na reitoria do Campus UFPI Teresina, a reunião que vai definir a lista tríplice dos candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a). A portaria sobre o assunto foi publicada na semana passada.
LEIA TAMBÉM
Com cerca de 50 integrantes, o Consun é responsável por selecionar os três nomes que serão enviados ao Ministério da Educação (MEC), onde posteriormente é encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que terá a palavra final sobre a nomeação. Cada integrante do conselho terá direito a um voto, assim determinando ao final da votação a lista tríplice definitiva.
O Consun publicou ainda o edital com as regras para o processo de escolha, permitindo que qualquer professor ou professora com doutorado pela UFPI possa se candidatar aos cargos de reitor(a) e vice.
As inscrições para as candidaturas estão abertas entre os dias 6 e 9 de setembro. Vale ressaltar, ainda, que colégio eleitoral é composto por cerca de 50 integrantes, entre eles diretores de centros, representantes dos campi do interior, estudantes e técnicos.
O atual reitor da UFPI, Gildásio Guedes, que também preside o Consun, terá até o dia 18 de setembro para encaminhar a lista tríplice ao MEC. De lá, ela será enviada ao presidente Lula, que definirá os novos reitor(a) e vice-reitor(a) da instituição. A posse da nova reitoria está prevista para ocorrer no dia 20 de novembro, marcando o início de uma nova fase na gestão da universidade.
LEIA TAMBÉM
Consulta pública
Em maio deste ano foi realizada uma consulta pública na UFPI acerca da nova reitora da instituição. A professora doutora Nadir Nogueira e Edmilson Moura foram os mais votados, obtendo 6.647 votos (48,3%). Pela primeira vez na história da universidade, a administração poderá ser gerida por uma mulher no quadriênio 2024-2028.
Na consulta pública candidataram-se ainda a professora Lívia Nery e Welter Cantanhêde, candidatos a reitora e vice, respectivamente. Eles conquistaram 3.228 votos, representando 34,85% da população votante. A outra chapa, composta pela professora Flávia Lorenne como candidata a reitora e de vice o professor Viriato Campelo apareceram em terceiro lugar ao obter 1.364 votos, ou seja, 16,84% da preferência.
Entretanto, essa votação realizada na consulta pública não é vinculante de vitória absoluta, o que significa que o Conselho Universitário não é obrigado a seguir o resultado. Vale lembrar que, na eleição passada, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o reitor mais votado pela comunidade acadêmica não foi escolhido para o cargo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.