O mês de outubro já é popularmente conhecido como o período de pico do B-R-O-Bró, a época mais quente do ano no Piauí. Mas nem bem o mês começou e o Estado já possui dois alertas para aumento do calor e queda da umidade relativa do ar previstos para este domingo (01). O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a umidade do ar cairá para 12% em 175 cidades piauienses na tarde de hoje e que durante a noite, ela continuará em níveis críticos variando na casa dos 20%.
O primeiro alerta meteorológico é de Perigo e está na escala laranja do Inmet, que indica riscos à saúde. Consta neste aviso que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% a partir das 12h deste domingo (01) nos municípios localizados no Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense. Ao todo, são 175 cidades na área englobada. O aviso também vale para os Estados de Pernambuco, Maranhão, Baia, Tocantins, Paraíba e Ceará.
De acordo com o alerta, a umidade em níveis críticos traz risco de incêndios florestais e à saúde. As pessoas que vivem nas regiões afetadas podem sentir ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. As recomendações do Inmet incluem beber bastante líquido, não praticar atividades físicas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para a pele e umidificador para o ambiente.
O alerta vale até as 18h deste domingo (01).
Umidade permanecerá em níveis críticos durante a noite no Piauí
É comum nas previsões meteorológicas que a umidade relativa do ar aumente um pouco durante a noite em razão da ausência de raios solares que tornam o tempo seco. No entanto, aqui no Piauí, mesmo sem sol, a umidade do ar deve permanecer em níveis preocupante. É que segundo o Inmet, até as 19h de hoje, o índice de umidade no Estado não deve passar dos 30%, podendo inclusive cair para 20%.
Este segundo alerta se encontra na escala amarela e indica Perigo Potencial com baixo risco de incêndios florestais e danos à saúde. A orientação para esta noite é beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e quentes e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Este alerta de Perigo Potencial para Baixa Umidade vale para as regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte do Piauí, abrangendo 208 municípios. Também serão afetadas regiões dos Estados do Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Tocantins, Paraíba e Goiás.