Quem esperava uma virada de ano com chuva e com temperatura mais agradável, ficará um pouco decepcionado. Isso porque a meteorologia não prevê chuvas entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro.
O climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, explicou que os modelos matemáticos de previsão, tanto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como os estrangeiros, utilizados pela Defesa Civil, apontam uma forte concentração de umidade nos dias 30 e 31 de dezembro.
“Isso não quer dizer, necessariamente, chuva na virada do dia 31 para 1º de janeiro, embora também se aponte boa umidade no dia 1º de janeiro de 2025. Assim, o meteograma de Teresina não sinaliza chuva para a virada, porém coloca chuvas abundantes até o dia 30. Os modelos matemáticos vêm apontando concentrações chuvosas relevantes na capital e nos municípios vizinhos da faixa metropolitana da Grande Teresina”, disse.
Essa umidade nos dias 30 e 31 de dezembro acontecem devido à presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que devem potencializar temporal. O VCAN é um sistema atmosférico temporário, que tende a concentrar chuvas em alguns pontos do território piauiense.
Entretanto, Werton Costa alertou para o intenso volume de água, que pode trazer risco à população, especialmente em regiões que causam alagamento. “É muito importante mencionar a condição de risco da passagem de um sistema como o VCAN, principalmente naquelas áreas que apresentam dificuldades de drenagem e alta possibilidade de alagamento e acúmulo de águas, porque o VCAN tende a concentrar chuva intensa e rápida, especialmente na forma de pancadas”, complementou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.