O jornalista Arimateia Azevedo segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nesta quarta-feira (25) a esposa de Arimateia, Joana Darc, atualizou o estado de saúde do jornalista. Segundo ela, ele sentiu uma dor de cabeça novamente, fez outra tomografia, que não trouxe nenhuma alteração.
Ainda segundo a esposa, a pressão sanguínea dele baixou, mas ainda segue alta. Há uma preocupação com a possibilidade de um AVC hemorrágico. A esposa e uma das filhas estiveram na UTI na terça (24). Arimateia não está recebendo outras visitas. O jornalista sofreu um AVC na última sexta-feira (20) e precisou ser internado às pressas em um hospital particular da capital.
Ele passou mal em casa, onde desde 2022 - por decisão da Justiça - cumpre prisão domiciliar pelo crime de extorsão. O estado de saúde de Arimateia é considerado estável e não há previsão de alta.
Como identificar sintomas de AVC?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma emergência médica que pode ter consequências devastadoras se não for tratado prontamente. O AVC ocorre quando há um bloqueio ou ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro, resultando em uma redução ou interrupção do fluxo sanguíneo para essa região vital.
Identificar os sintomas precoces do AVC é crucial para preservar a vida do paciente. Os sintomas podem variar dependendo do tipo e da localização do dano no cérebro, mas existem alguns sinais clássicos que podem indicar um possível AVC.
- Fraqueza súbita em um lado do corpo: Uma das indicações mais comuns de AVC é a fraqueza súbita ou paralisia em um braço, perna ou um lado do rosto. A pessoa pode não conseguir levantar um braço ou sorrir normalmente.
- Dificuldade na fala: A fala torna-se arrastada ou confusa. O paciente pode ter dificuldade em articular palavras ou compreender o que os outros estão dizendo.
- Perda de visão: A visão pode ficar turva, ou o paciente pode perder a visão de um ou ambos os olhos repentinamente.
- Tontura e desequilíbrio: A pessoa pode sentir tonturas intensas ou ter dificuldade em manter o equilíbrio, podendo até mesmo cair.
- Dor de cabeça intensa: Uma dor de cabeça súbita e extremamente intensa, muitas vezes descrita como a "pior dor de cabeça da vida", pode ser um sinal de AVC hemorrágico.
Caso você ou alguém conhecido sinta os sintomas acima, o SAMU deve ser imediatamente acionado através do número 192.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.