Durante a inauguração do Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Encontro dos Rios, zona Norte da capital, o governador do Piauí Rafael Fonteles informou que número de homicídios em Teresina caíram mais de 40% em cinco meses. Os dados, segundo ele, levam em consideração uma média entre os meses de julho a novembro deste ano, se comparado com o mesmo período em 2022.
Fonteles afirmou que o levantamento, realizado diariamente, leva em consideração os números de homicídios em todo o Estado, bem como em que cidades e circunstâncias os crimes ocorrem.
Segundo o governador, a redução no número de homicídios são reflexos dos trabalhos executados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) durante a nova gestão.
Sobre roubos de aparelhos celulares em Teresina, o chefe do Executivo pontuou que os índices reduziram 37%, se comparado com o período homólogo. “Mais do que isso, celulares que foram roubados há meses e estão sendo devolvidos à população com o uso da inteligência da Polícia Civil e Militar que são referências para o Brasil”, disse.
Policiamento fluvial em Teresina
Muito se ouve falar em casos de criminosos que utilizam os rios de Teresina como rota de fuga após cometerem assaltos. A prática se tornou comum, principalmente no trecho do Rio Poti entre as zonas Norte e Leste. O local concentra um grande fluxo de pessoas, sobretudo no começo da noite, quando aumenta a quantidade de gente praticando atividades físicas nas avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes.
Para combater esta modalidade de fuga, os rios de Teresina passarão a contar com policiamento fluvial. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, durante inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Encontro dos Rios. Esse policiamento fluvial contará com embarcações utilizadas pela Marinha do Brasil e a Polícia Federal.