Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rios Poti e Parnaíba, em Teresina, passarão a ter policiamento com barcos

Policiamento fluvial contará com embarcações usadas pela Marinha e Polícia Federal. PM treinará efetivo para operar veículos náuticos.

16/11/2023 às 08h45

Muito se ouve falar em casos de criminosos que utilizam os rios de Teresina como rota de fuga após cometerem assaltos. A prática se tornou comum, principalmente no trecho do Rio Poti entre as zonas Norte e Leste. O local concentra um grande fluxo de pessoas, sobretudo no começo da noite quando aumenta a quantidade de gente praticando atividade físicas nas avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes.

Para combater esta modalidade de fuga, os rios de Teresina passarão a contar com policiamento fluvial. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, durante inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Encontro dos Rios. Esse policiamento fluvial contará com embarcações utilizadas pela Marinha do Brasil e a Polícia Federal.

Rio Parnaíba e Rio Poti passarão a contar com policiamento fluvial - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Rio Parnaíba e Rio Poti passarão a contar com policiamento fluvial

Essas embarcações serão operadas por policiais militares. Para tanto, eles passarão por treinamento.

“Estamos em fase de testes treinando o pessoal, adquirindo material, habilitando nossos policiais com a carteira de habilitação náutica para condução de jet-skis. Estivemos em São Paulo visitando fábricas que fornecem embarcações pra a Polícia Federal e a Marinha e estivemos com nosso corpo técnico em Belém. O pessoal vem de lá para, em conjunto com a Marinha, montarmos um estágio operacional de policiamento fluvial”.

Scheiwann LopesComandante da Polícia Militar do Piauí

O objetivo é que o Piauí possa contar, ao todo, com oito pontos de policiamento fluvial nos municípios do interior além dos que serão instalados em Teresina. Neste primeiro momento o foco é no Encontro dos Rios, no Poti Velho. A natureza desse policiamento será ostensiva. Quem explica é o secretário de Segurança, Chico Lucas.

Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas

“Quanto temos o cercamento eletrônico e o fechamento das pontes, o rio acaba sendo uma válvula de escape para a criminalidade e é preciso que tenhamos esse monitoramento dos locais onde os rios passam a ser utilizados para práticas criminosas. A lógica é de policiamento ostensivo onde há grande fluxo de pessoas e vãos começar pelo Encontro dos Rios, que é um local estratégico”.

Chico LucasSecretário de Segurança do Piauí

A Unidade Integrada de Segurança Pública do Encontro dos Rios funcionará 24 horas com equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil