Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cine Rex: Artistas manifestam apoio à desapropriação do espaço

Apesar de boa parte dos artistas serem a favor da desapropriação, há quem não apoie a proposta da criação de uma escola de cinema no local.

08/08/2024 às 12h16

Poetas e cineastas piauienses estão organizando uma ocupação cultural do Cine Rex para uma mostra de filmes na noite desta quinta-feira (08) como forma de comemorar recém-decretada desapropriação do local. Na última sexta (02), o governador Rafael Fonteles assinou documento em que declara o prédio do Cine Rex de utilidade pública e dá início ao processo de desapropriação para transformação do espaço em uma escola de cinema e um cinema de rua.

Conforme apurado pelo Portal O Dia, a categoria apoia a desapropriação do local e quer chamar atenção para a importância da revitalização do Centro de Teresina. "Nós somos a favor. Não queremos que o espaço fique abandonado como se encontra hoje", destaca o empreendedor Fabrício De Castro, dono do Sebo Literário, que vende livros usados nas redes sociais e feiras da cidade.

Cine Rex: Artistas fazem protesto contra criação de escola de cinema - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Cine Rex: Artistas fazem protesto contra criação de escola de cinema

Artista diz que Cine Rex deveria ser transformado em teatro

Apesar de o movimento ser a favor da desapropriação, há quem não apoie a proposta de transformar o Cine Rex em uma escola de cinema. O cantor e poeta e Zé Marques alega que a transformação do Cine Rex em escola irá mexer com a essência cultural do espaço. O artista usou as redes sociais para falar sobre o assunto e disse que a decisão do governo em criar uma escola de cinema no Rex é “aleatória”. Para o artista, o local poderia ser usado para construção de um teatro.

“A gente não pode pensar que o Cine Rex vai servir para escola, cometendo o mesmo erro que cometeram no Centro de Artesanato, onde instalaram escolas e mataram o movimento do local. É importante e necessário discutir com o público e com os artistas a possibilidade de se construir ali um teatro do riso com apoio de artistas do segmento ou qualquer outra coisa que aumente o fluxo de pessoas no Centro”, afirma o músico.

Para Zé Marques, a única forma de revitalizar o Centro de Teresina é criar atividades que atraiam o teresinense para o espaço e chamem a atenção de quem aqui vive, mantendo a essência cultural daquela região, que já foi conhecida como “Corredor Cultural”, abrangendo o Clube dos Diários, o Teatro 4 de Setembro, o Cine Rex, a Praça Pedro II e o Centro de Artesanato Mestre Dezinho.

A ocupação cultural tem início às 17h desta quinta (08). No espaço, que fica na Avenida Teodoro Pacheco, serão exibidas mostras de filmes e poesias de artistas locais. O movimento foi intitulado “O Rex é Nosso”.

Cine Rex: Artistas fazem protesto contra criação de escola de cinema - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Cine Rex: Artistas fazem protesto contra criação de escola de cinema

Da referência cultural ao abandono

Localizado na Praça Pedro II, o Cine Rex foi, por décadas, um dos principais pontos de encontro e referência cultural para os teresinenses. O prédio foi tomado nos 1990 pela Fundação de Cultura do Piauí e é considerado patrimônio cultural pelo seu grande valor histórico e arquitetônico, sendo parte do chamado Corredor Cultural da Capital.

Hoje, o Cine Rex se encontra em estado de abandono e vem sendo ocupado por moradores de rua. Uma vez decretada sua utilidade pública, o local poderá ser adquirido pelo Governo do Estado mesmo contra a vontade dos proprietários.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.