O vereador Ismael Silva, futuro secretário de Educação de Teresina, foi vítima de injúria racial via mensagens de WhatsApp. Circula nas redes sociais o print de uma conversa atribuída a um professor da rede municipal na qual ele se refere ao parlamentar de forma racista e utilizando palavras ofensivas. Segundo Ismael, o docente teria reagido a uma declaração dada por ele em entrevista a uma TV local.
Na entrevista, o vereador disse a seguinte frase se referindo à Educação em Teresina: “Vamos ter uma fraude o sistema de funcionamento nas nossas escolas e quando eu falo de fraude, estou me referindo a uma farsa que vai chegar ao final do ano como se as nossas crianças tivessem assistido aula de forma regular durante o ano, e a gente sabe que isso não aconteceu”.
Em reação a esta declaração de Ismael Silva, um professor identificado pelas iniciais R.C.S, que seria da rede pública municipal, escreveu em um grupo de Whatsapp com outros docentes a seguinte mensagem: "Nem assumiu ainda e já começou a fazer ameaças Mais um negro de salão estilo Jojo Todinho”.
Ismael Silva tomou conhecimento da mensagem e registrou Boletim de Ocorrência por injúria racial. Nas redes sociais, o futuro secretário de Educação de Teresina se manifestou sobre a situação e disse que as pessoas pensam que “a internet é uma terra sem lei e que podem atacar e cometer crimes contra a honra de outras pessoas”. O vereador pontuou que este não é um caso isolado de injúria racial e que o entristece saber que partiu “de alguém que cuida das nossas crianças diariamente na nossa cidade”.
Para o parlamentar, o ataque ocorreu de forma gratuita porque ele teria ameaçado de denunciar a atual gestão junto ao Ministério Público Federal em razão da falta de merenda escolar nos estabelecimentos de ensino de Teresina. Ismael confirmou que registrou BO em uma delegacia.
Pena para injúria racial é de um a três anos de prisão
O crime de injúria racial é crime previsto no Código Penal Brasileiro e ocorre quando alguém dirige ofensas a outro com base em sua raça ou cor. A pena para quem comete injúria racial é de prisão de um a três anos além de multa. A condenação pode ser aumentada em até um terço se a injúria foi realizada por meio de palavras, gestos ou qualquer outro meio que cause maior ofensa.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.