Uma nova obra está em andamento na zona leste de Teresina para reduzir o congestionamento que se forma diariamente na avenida Homero Castelo Branco, especialmente nos horários de pico, quando o tráfego se intensifica devido à entrada e saída de alunos das escolas locais.
A obra envolve a ampliação do canteiro central da Avenida Dom Severino até a Avenida Jóquei Clube, além da instalação de um novo semáforo no cruzamento entre a Avenida Homero Castelo Braco e a Rua Desembargador Manoel Castelo Branco.
De acordo com o engenheiro da Strans, Alexandre Machado, a necessidade da intervenção surgiu devido o aumento de passagens de carros e pedestres, especialmente próximos às escolas da região. “Uma escola particular que fica na avenida se dispôs a financiar o projeto. Essa é uma forma de compensar o polo gerador de tráfego aqui na região”, aponta.
O engenheiro explica que o novo semáforo vai simplificar o trânsito na avenida Homero Castelo Branco. Com a mudança, os motoristas não precisarão mais realizar conversões perigosas à esquerda, e as vias adjacentes terão sentido único, direcionando os pais e alunos para o acesso às escolas de forma mais eficiente.
“Os motoristas estavam fazendo conversões à esquerda, o que gera diversos transtornos, congestionamentos e até mesmo acidentes. Com essas mudanças, pretendemos simplificar o trânsito e direcionar os pais e alunos para vias secundárias. Não teremos mais uma grande quantidade de veículos parados em frente aos colégios, o que vai melhorar o fluxo de veículos na Avenida Homero Castelo Branco”, explica Alexandre Machado.
LEIA TAMBÉM
A obra está sendo realizada durante a noite para minimizar o impacto no trânsito durante o dia. Além de melhorar a fluidez no tráfego, a expectativa é que essas mudanças aumentem a segurança para pedestres, tendo em vista que o cruzamento com o novo semáforo conta com faixa de pedestre.
Para o vendedor autônomo Carlos Magno, de 50 anos, a obra pode melhorar tornar a via mais segura, especialmente para os pedestres. Ele destaca a importância da faixa de pedestre para a segurança dos moradores e a necessidade de maior respeito por parte dos motoristas.
“A faixa de pedestre é importante para a segurança das pessoas. Sem ela, não temos proteção. A gente gostaria que existissem mais faixas de pedestres na região e que os motoristas fossem mais prestativos. Às vezes, eles passam pelo sinal vermelho e em alta velocidade. É necessário ter mais educação no trânsito”, comenta.
O projeto da obra foi desenvolvido por equipes da Strans e aprovado pela Divisão de Sinalização de Trânsito do órgão. Por meio de nota, a Strans informou que já é possível ver melhorias no trânsito da região. A obra deve ser concluída até o final desta semana.