A Polícia Militar do Piauí deflagrou, nessa quarta-feira (21), a “Operação Coletivo Seguro”. O objetivo da ação foi intensificar o policiamento dentro do transporte coletivo e em paradas de ônibus de Teresina para coibir assaltos, furtos e oferecer mais segurança à população.
O Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PMPI, Coronel Jacks Galvão, esclareceu que a operação será intensificada, sobretudo, priorizando as áreas da capital que as solicitações por mais segurança são recorrentes.
“Sabemos que está ocorrendo uma movimentação maior agora de pessoas utilizando o transporte coletivo, por isso intensificamos o nosso policiamento para oferecer mais segurança”, explicou.
O Chefe do DGO ressaltou, ainda, que com a nomeação de 1.105 novos policiais militares, no dia 25 de junho, novas operações ocorrerão por todo o estado.
Participaram da operação policiais do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Bprone), Choque, Bope e Rocam.
Motoristas denunciam ação de ‘lanceiros’ nos ônibus
No início da semana, motoristas e cobradores que passam pelo Centro de Teresina estão denunciando as ameaças e agressões sofridas durante as ações de criminosos nos pontos de ônibus da capital. Em entrevista ao O Dia, o presidente do sindicato dos motoristas, Antônio Cardoso, cobrou mais segurança para os trabalhadores e usuários do transporte público.
Isso porque no dia 14 de junho o para-brisa de um ônibus foi quebrado após um lanceiro atirar uma pedra na direção do motorista, que havia denunciado uma tentativa de furto contra uma passageira. O fato foi presenciado por um agente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) que trabalhava no local. O motorista se deslocou à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.