Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Silvio Mendes confirma dois nomes que irão assumir educação e saúde na sua gestão

O prefeito eleito confirmou que Ismael Silva assumirá a Semec; Silvio também anunciou Charles da Silveira como próximo presidente da FMS.

28/10/2024 às 08h24

28/10/2024 às 14h49

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, anunciou oficialmente nesta segunda-feira (28) dois nomes que irão compor o secretariado em sua gestão. Trata-se de Charles da Silveira, que vai ocupar a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Outro nome confirmado pelo prefeito eleito foi o de Ismael Silva, que irá assumir a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Candidato a prefeito de Teresina, Silvio Mendes - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Candidato a prefeito de Teresina, Silvio Mendes

Ao O Dia, Silvio Mendes explicou que seu novo secretariado municipal será composto por pessoas que possuem boas relações com questões técnicas, necessárias para que possam resolver os problemas da cidade.

“Prevalece uma equipe de homens e mulheres de boa vontade, experientes, e que se disponham a trabalhar por Teresina. Esse é o perfil. Políticos todos nós somos de se fazer. Eu nunca fiz nenhum acordo com partido nenhum para poder viabilizar uma candidatura, por exemplo. Acho que não é correto isso. Nunca fiz, nem foi feito agora e continuo sem fazer, essa é a compreensão dos três partidos: Progressistas, Republicanos e União Brasil”, disse.

Ele ressaltou ainda que os nomes aos quais serão anunciados visam destacar pessoas experientes, em suas distintas áreas. Além disso, ele ressaltou que o novo secretariado terá seu aval para toda e qualquer decisão, justificando a responsabilidade pelas escolhas dos nomes.

“Tem que ter o cuidado de garimpar, de procurar homens e mulheres experientes e disponíveis para cuidar da cidade. Essa é a missão. E outra coisa, eu não vou colocar culpa em ninguém. Se a escolha for errada e não der certo a culpa é minha, então eu assumo a responsabilidade de colocar uma equipe onde vou precisar obrigatoriamente de confiar plenamente”, frisou.

Novo secretariado em Teresina

O PortalODia.com já havia antecipado em matéria publicada no dia 24 de outubro que os dois nomes comporiam o secretariado de Mendes. Além deles, outros nomes devem ser anunciados nos próximos dias:

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) - Aluísio Sampaio
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) - Marco Antônio Aires
  • Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) - Ellyo Teixeira
  • Procuradora Geral (PGM) - Ívila Araújo
  • Secretaria da Mulher - Ana Fidelis *

(*O Dia apurou que Ana Fidelis foi convidada pelo prefeito eleito para assumir a pasta).

Ismael Silva e Charles da Silveira assumirão Semec e FMS, respectivamente. - (Reprodução) Reprodução
Ismael Silva e Charles da Silveira assumirão Semec e FMS, respectivamente.

Com a ida de Ismael Silva e a possível ida de Aluísio Sampaio para o Executivo, os suplentes Samantha Cavalca e Pedro Alcântara, ambos do Progressistas, devem assumir cadeiras na Câmara Municipal. Silvio assume o mandato como prefeito de Teresina pela terceira vez em janeiro de 2025 e será auxiliado pelo secretariado para cuidar de áreas da administração municipal que vão desde à Saúde até a mobilidade urbana.

Transição de governo já iniciou

No último dia 17 de outubro, teve início a transição de governo no Salão Nobre do Palácio de Karnak. Durante a reunião, os representantes da gestão do prefeito Dr. Pessoa receberam as demandas encaminhadas pelo prefeito eleito Sílvio Mendes. Entre as prioridades destacadas pela futura gestão está o levantamento de dados atualizados e informações estratégicas de setores como saúde, educação e coleta de lixo. O objetivo é evitar a descontinuidade na prestação dos serviços essenciais.

A transição tem sido coordenada pelo vice-prefeito eleito Jeová Alencar. “A gente tem um grande problema que é a questão do lixo em Teresina. A gente precisa ter todos esses dados, incluindo dados de gestão, número de pessoas, de servidores terceirizados, de comissionados, quanto que é a folha de pagamento, quanto se gasta com educação, quanto está se gastando com a saúde, despesas empenhadas não pagas. Enfim, são vários itens que a gente precisa ter conhecimento até para podermos nos organizar e saber o que vamos encontrar pela frente”, afirmou o coordenador da equipe de transição de Silvio Mendes.

Equipes de Silvio Mendes e Dr. Pessoa se reúnem pela primeira vez e iniciam transição - (Natanael Souza/O Dia) Natanael Souza/O Dia
Equipes de Silvio Mendes e Dr. Pessoa se reúnem pela primeira vez e iniciam transição

Com o início oficial da transição, os trabalhos agora vão ser realizados de forma segmentada. A ideia é levar em conta as especificidades de cada área da gestão municipal.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.