O Sistema Nacional de Empregos (SINE) está ofertando, nesta terça-feira (30), 265 vagas de emprego em Teresina. As oportunidades são voltadas para ampla concorrência e há vagas para analista de marketing, consultor de vendas, cozinheiro, mecânico, pedreiro, auxiliar financeiro e outros.
Para encaminhamento a uma das vagas de emprego, os interessados precisam procurar um dos postos de atendimento do Sine (Centro, Dirceu e Espaço Cidadania), onde já devem possuir cadastro. O Horário de atendimento é das 8h às 13h, com agendamento diretamente pelo site: www.sine.pi.gov.br.
Os documentos necessários para cadastro são:
- Carteira de Trabalho (física ou a digital);
- RG/carteira de identidade;
- CPF/cadastro de pessoa física;
- PIS ou Pasep;
- Comprovante de escolaridade (certificado ou declaração da escola);
- Comprovante de residência/moradia;
- Carteira de habilitação (se dirigir moto ou outro veículo);
- Certificados de cursos de qualificação profissional;
Após fazer o registro no Sistema/Banco de Dados, os interessados recebem a carta de encaminhamento à vaga disponível.
Como fazer um bom currículo?
Uma dúvida comum para quem está tentando se firmar no mercado de trabalho é como fazer a propaganda de si mesmo. Montar um currículo que atenda aos pré-requisitos do contratante e deixar claro as próprias potencialidades parece ser uma tarefa difícil de executar, mas ela não é impossível. Para quem quer fazer um currículo que se destaque entre os demais e chame a atenção na hora de ser selecionado, a dica é: menos é mais.
A primeira dica é: não se deve inserir informações pessoais e números de documentos nos currículos. Informações como número de RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho, PIS e nome do pai e da mãe devem ser suprimidos. O que precisa ter: nome completo do candidato, telefone (especificando se é ou não Whatsapp), endereço limitado apenas à cidade e ao bairro, sem inserir número de quadra e imóvel nem o nome da rua.
Outro ponto a que os candidatos devem se atentar na hora de fazer o currículo é o objetivo. Esse tópico serve para deixar claro ao recrutador o que se pretende dentro da empresa na vaga que se almeja.
Com relação à formação escolar, a consultora de RH destaca que não é preciso inserir todo o histórico de formação do candidato no currículo. Basta apenas inserir a formação mais recente e o ano em que concluiu. Se for Ensino Superior, é preciso informar o curso, a instituição pela qual se formou e o ano em que a formação foi concluída.