Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Aplicativo do Governo promete bloquear imediatamente celular roubado; veja como vai funcionar

O aplicativo, que estará disponível de forma gratuita, poderá ser baixado tanto para dispositivos Android como IOS.

19/12/2023 às 11h56

O Celular Seguro, desenvolvido pela equipe de tecnologia do Governo Federal, promete auxiliar os brasileiros quanto ao acesso à linha telefônica e a aplicativos de bancos instalados no celular, por exemplo, após registro de perda, roubo ou furto. O app será lançado nesta terça-feira (19).

Segundo as informações, a ferramenta promete bloquear, de forma imediata, o acesso de terceiros ao dispositivo após ter sido informado sobre algum tipo de restrição. O aplicativo, que estará disponível de forma gratuita, poderá ser baixado tanto para dispositivos Android como IOS.

Aplicativo Celular Seguro promete bloquear celular imediatamente - (Divulgação/Governo Federal) Divulgação/Governo Federal
Aplicativo Celular Seguro promete bloquear celular imediatamente

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, destaca que para utilizar do aplicativo Celular Seguro o usuário deverá cadastrar os dados do celular na plataforma Gov.Br.

Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos. Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Ele estará disponível nas lojas de aplicativos

Paulo Pimentaministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social

Vale destacar que a ferramenta servirá como um botão de emergência ao usuário. Para isso, será necessário, além de colocar os dados do Gov.Br, dados de pessoas de confiança para que, em casos de perda, roubo ou furto, esses terceiros auxiliem no bloqueio imediato do telefone celular.

Além disso, expectativas do governo prevê que a ferramente seja estendida, em 2024, também para o bloqueio do chip, e não apenas do celular. Empresas brasileiras como 99, Uber, iFood, Nubank e Mercado Livre demonstraram interesse em participar da ferramente futuramente.