Originalmente previsto para ser pago junto ao Bolsa Família, o Auxílio Gás só começará a ser pago nesta quinta-feira (12), informou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A pasta não divulgou os motivos do atraso. Equivalente a 100% do preço médio do botijão de 13 kg, o Auxílio Gás teve o valor mantido em R$ 104 neste mês.
Nesta quinta, receberão as famílias com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1, 2 e 3. Para os demais dígitos finais de NIS, o pagamento seguirá o calendário original do Bolsa Família, com liberação gradual nos dias úteis até 23 de dezembro.
Com duração prevista até o fim de 2026, o Auxílio Gás é pago a cada dois meses. Em dezembro, o programa beneficiará 5,49 milhões de famílias. Neste mês, o governo gastará R$ 570,56 milhões com o benefício.
Calendário
As famílias de final de NIS 1, 2 e 3 receberão a parcela de dezembro na plataforma social do Auxílio Gás, mesmo aquelas que normalmente recebem os valores em conta bancária. Caso não saquem até 26 de dezembro, as parcelas serão enviadas às contas bancárias, que permitem a movimentação pelo aplicativo Caixa Tem e pelo cartão de débito do Bolsa Família.
Com o atraso, o calendário de dezembro ficou da seguinte forma:
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
O Auxílio Gás
Auxílio Gás é um benefício social criado pelo governo brasileiro para ajudar famílias de baixa renda a comprarem gás de cozinha (GLP). O programa foi instituído para mitigar os impactos do aumento do preço do gás e garantir que as famílias mais vulneráveis tenham acesso a esse recurso essencial.
Principais características do Auxílio Gás:
- Público-alvo: O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, especialmente aquelas que:
- Têm renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo; ou
- Possuem integrantes que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Valor do benefício: O Auxílio Gás costuma cobrir uma parte ou o valor integral do preço médio de um botijão de gás de 13 kg, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O valor exato é definido periodicamente.
- Periodicidade: O pagamento do auxílio geralmente ocorre a cada dois meses (bimestral).
- Forma de pagamento: O benefício é pago por meio das mesmas plataformas do Bolsa Família ou outros benefícios sociais, como o aplicativo Caixa Tem, ou diretamente em agências da Caixa Econômica Federal.
- Critérios de seleção: Nem todas as famílias inscritas no CadÚnico recebem automaticamente o Auxílio Gás; é feita uma priorização baseada na renda e na composição familiar.
Esse programa faz parte de esforços mais amplos para garantir o direito à alimentação e qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.