O Real Madrid anunciou nesta sexta-feira (29) a renovação de contrato do técnico Carlo Ancelotti até 2026. O novo contrato vai até o dia 30 de junho daquele ano. Ancelotti havia recebido convite para assumir a Seleção Brasileira em 2024 – visando o novo ciclo da Canarinho, com a Copa América 2024 e a Copa do Mundo de 2026 - e era dado como certo o acordo entre ele e a CBF. Porém, o acordo com o clube espanhol põe fim à possibilidade de ter o técnico italiano no comando do Brasil em 2024.
Pesou a favor da manutenção de Ancelotti no cargo o bom desempenho do técnico frente à equipe madrilenha. Nas suas cinco temporadas como treinador do Real Madrid, ele conquistou 10 títulos: 2 Ligas dos Campeões, 2 Mundiais de Clubes, 2 Supertaças Europeias, 1 La Liga, 2 Taças do Rei e 1 Supertaça de Espanha.
O anúncio vem em meio a crise na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O então presidente Ednaldo Rodrigues foi recentemente afastado por suspeita de corrupção, em uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A entidade vem sendo comandada por José Perdiz de Jesus, que era o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Crise fora e também dentro de campo! Em sexto lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira é atualmente comandada por Fernando Diniz. E o estilo de jogo proposto pelo técnico brasileiro não tem dado resultados positivos dentro de campo.
Dos seis jogos no comando do Brasil nas Eliminatórias, Diniz venceu dois jogos (Bolívia e Peru), empatou um (Venezuela) e perdeu três (Uruguai, Colômbia e Argentina). Na perspectiva do técnico, mesmo com a derrota, a partida contra a Argentina representou uma das melhores atuações do time brasileiro sob seu comando.
Com isso, o Brasil caiu para a 5ª posição do ranking de seleções da Fifa após as derrotas para a Colômbia e a Argentina em jogos válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A liderança continua a ser da atual campeã mundial, a Argentina.
Confira a nota publicada pelo Real Madrid FC:
O Real Madrid CF e Carlo Ancelotti concordaram em prolongar o contrato do nosso treinador até 30 de junho de 2026.
Nas suas cinco temporadas como treinador do Real Madrid, conquistou 10 títulos: 2 Ligas dos Campeões, 2 Mundiais de Clubes, 2 Supertaças Europeias, 1 Liga, 2 Taças do Rei e 1 Supertaça de Espanha.
Carlo Ancelotti é o único treinador que conquistou 4 Taças dos Campeões Europeus e o que obteve mais vitórias na história desta competição (118), sendo também o primeiro treinador a vencer as cinco principais Ligas Europeias (Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha).