Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Daniel Alves: Lula critica liberdade provisória concedida ao jogador

A crítica do presidente Lula ao caso de Daniel Alves foi feita durante a festa de aniversário de 44 anos do PT na noite desta quarta (20)

21/03/2024 às 09h37

21/03/2024 às 09h37

Nessa quarta-feira (20), o presidente Lula criticou o caso Daniel Alves: o ex-jogador teve liberdade provisória concedida pela Justiça de Barcelona. A decisão será feita mediante o pagamento da fiança de € 1 milhão (cerca de R$ 5,4 milhões).

A fala do presidente foi feita durante a festa de aniversário de 44 anos do PT na noite desta quarta (20). Na ocasião, além das críticas ao sistema judiciário o presidente da República ressaltou a gravidade do crime de estupro.

Caso Daniel Alves: Lula critica liberdade provisória concedida ao jogador - (Lula Marques/ Agência Brasil ) Lula Marques/ Agência Brasil
Caso Daniel Alves: Lula critica liberdade provisória concedida ao jogador

“Com o dinheiro que o Daniel Alves tem, o dinheiro que alguém possa emprestar para ele, não pode comprar a ofensa que um homem faz a uma mulher praticando estupro, quando o sexo é uma coisa feita a 2 e tem que ser permitida e consentida por 2. Isso é crime”, afirmou.

Lula citou ainda que a prática do pagamento de fiança como causa de impunidade a crimes graves é antiga.

“Nós estamos vendo agora, sabe, o Daniel Alves pode ser libertado se pagar uma coisa. Eu aprendi lá em Pernambuco, quando eu era pequeno, Gleisi [Hoffmann], eu aprendi que as pessoas diziam ‘aqui no Nordeste, quem tem 20 contos de réis não é preso’. E a gente está vendo que essa máxima continua”, disse o petista.

Caso Daniel Alves

Caso Daniel Alves pague a fiança, ele precisará entregar seus passaportes (brasileiro e espanhol) às autoridades, estar semanalmente em tribunal e manter 1km de distância da vítima. O ex-jogador foi sentenciado a 4 anos e 6 meses de reclusão por um delito de agressão sexual contra uma jovem de 23 anos na boate Sutton, em Barcelona, no ano de 2022. O processo judicial foi concluído em 7 de fevereiro de 2024, com a divulgação da sentença em 22 de fevereiro do mesmo ano. Do período de 4 anos e meio ao qual foi condenado, ele já havia passado 1 ano e 1 mês em detenção preventiva, desde sua prisão em janeiro de 2023.

________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges