Desde o último sábado (13), o estado do Rio de Janeiro vem sendo alastrado com chuvas intensas em várias regiões, principalmente na capital fluminense. A Prefeitura do Rio chegou a informar que a cidade estava em estado de alerta nível 4, recomendando a população a evitar circular pelas regiões afetadas pela chuva.
LEIA TAMBÉM
Ao todo, 11 pessoas morreram, dois estão desaparecidos, além do registro de diversos transtornos, principalmente na zona Norte da cidade e na Baixada Fluminense. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou nesse domingo (14) situação de emergência.
Com a declaração de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias à redução dos efeitos causados pelas chuvas.
Segundo a prefeitura da cidade, o município está sofrendo a influência do El Niño, fenômeno climático que pode deixar as chuvas ainda mais fortes e intensas.
“ O município chegou ao estágio 4 às 2h45 da madrugada desse domingo, com registro de chuva recorde em Anchieta, onde em 24 horas choveu 259,2mm. A Defesa Civil Municipal acionou 29 sirenes em 16 comunidades. Os moradores foram orientados a deixar suas casas”, disse a prefeitura.
Ao todo, 590 agentes foram mobilizados para agir em diversas regiões da cidade, com atenção especial aos locais com bolsões de água e quedas de árvores, no desvio do trânsito e interdições da Avenida Brasil, no apoio à população e à remoção de veículos enguiçados no meio das ruas.
Previsão meteorológica
Segundo o Sistema Alerta Rio, a previsão é de melhora no tempo nesta segunda-feira (15/01). Para a noite de hoje, ainda há previsão de chuva fraca de forma isolada sobre a cidade do Rio de Janeiro. Entre a segunda-feira (15/01) e a quarta-feira (17/01), haverá redução de nebulosidade sobre a cidade e não há previsão de chuva.