Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com a presença de Lula, Flávio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal

Dino assume a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou no fim de setembro de 2023.

22/02/2024 às 17h35

22/02/2024 às 17h35

Flávio Dino, de 55 anos, tomou posse nesta quinta-feira (22) como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade, presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, aconteceu no edifício sede do STF. Dino assume a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou no fim de setembro de 2023.

Entre as autoridades, estavam presentes os presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lila (Progressistas) e Rodrigo Pacheco (PSD), respectivamente, bem como o presidente Lula (PT) e a primeira-dama Janja.

Com a presença de Lula, Flávio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal - (Reprodução/TV Justiça) Reprodução/TV Justiça
Com a presença de Lula, Flávio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal

Apenas Barroso falou na solenidade. Não houve espaço para outros discursos. Entretanto, durante despedida do Senado na terça-feira (20), Flávio Dino ressaltou que irá trabalhar de forma imparcial e pela manutenção da Constituição Federal.

Esperem de mim imparcialidade e isenção. Esperem de mim fiel cumprimento à Constituição e à lei. Nunca esperem de mim prevaricação. Nunca esperem de mim não cumprir meus deveres legais

Flávio DinoMinistro do STF

Na ocasião, o ex-juiz federal, agora ex-senador e ex-ministro do governo Lula, argumentou que talvez pensará sobre uma possível volta para a política, mas apenas depois que se aposentar. "Não sei se Deus me dará a oportunidade de estar novamente na tribuna do Parlamento, no Senado ou na Câmara [...] então, quem sabe, após a aposentadoria, em algum momento, se Deus me der vida e saúde eu possa aqui estar", declarou.

Se mantida as regas atuais, Flávio Dino poderá ocupar o cargo de ministro do STF até completar 75 anos, em meados de 2044, caso resolva se aposentar com a idade máxima prevista na lei. Ao assumir, Dino completa o plenário do STF com 11 ministros.

Indicação de Lula

No dia 27 de novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente também indicou Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

Com edição de Nathalia Amaral.