Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta para novo lote residual

O montante se refere a contribuintes que caíram na malha fina e regulariza as pendências com o Fisco.

22/02/2024 às 14h37

22/02/2024 às 14h37

A Receita Federal abriu, nesta quinta-feira (22), consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente a fevereiro de 2024. O pagamento, entretanto, será feito apenas no próximo dia 29 para 208.323 contribuintes.

Ao todo, mais de R$ 304,1 milhões serão restituídos em lotes residuais. O montante se refere a contribuintes que caíram na malha fina e regulariza as pendências com o Fisco.

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta para novo lote residual - (Marcello Casal Jr./Agência Brasil) Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta para novo lote residual

Segundo as informações, desse total, cerca de R$ 208,9 milhões serão destinados a contribuintes com prioridades, sendo 3.155 a contribuintes idoso acima de 80 anos; 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos; 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda seja os trabalhos com o magistério.

Além disso, 80.680 contribuintes não possuem prioridade legal, mas que receberão neste lote por usarem a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de PIX. Foram contemplados ainda 88.857 contribuintes não prioritários.

Como consultar

Para verificar a disponibilidade da restituição do Imposto de Renda, os contribuintes devem acessar a página da Receita na internet, selecionar "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição". A página fornece instruções e opções de consulta, permitindo verificar a situação da declaração de forma simplificada ou completa através do extrato de processamento no e-CAC.

A Receita Federal disponibiliza ainda de um aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta direta às informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Vale destacar que, caso o contribuinte não esteja na lista, é possível utilizar o e-CAC (clique aqui), Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar declaração retificada e esperar os próximos lotes da malha fina.

Com edição de Nathalia Amaral.