Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Valores a receber: 40 milhões de pessoas têm dinheiro esquecido em bancos

Ao todo, cerca de R$ 7,5 bilhões estão disponíveis para devolução. Valores disponíveis para devolução estão disponíveis em sistema do Banco Central.

04/01/2024 às 09h03

O ano de 2024 mal começou e muitos brasileiros já estão organizando as finanças para pagar as contas típicas de início de ano, como IPVA, matrícula escolar, dentre outras despesas. O que muitos não sabem é que, de acordo com o Banco Central (BC), cerca de 40 milhões de brasileiros ainda têm dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição. Ao todo, cerca de R$ 7,5 bilhões estão disponíveis para devolução.

dinheiro vivo, dinheiro em espécie, dinheiro, cédulas de dinheiro, salário - (Arquivo Agência Brasil) Arquivo Agência Brasil
dinheiro vivo, dinheiro em espécie, dinheiro, cédulas de dinheiro, salário

Para consultar o valor disponível e saber como sacar o dinheiro esquecido, pessoas físicas ou jurídicas podem acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR), vinculado ao Banco Central, por meio do site valoresareceberbcb.gov.br. Todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos e o Banco Central não envia nem entra em contato para confirmar dados.

A plataforma está disponível desde o dia 07 de março de 2023 e é atualizada mensalmente com novos valores.

Através do sistema, você pode consultar e saber como solicitar os seus valores ou de sua empresa ou consultar e saber como solicitar os valores de pessoas falecidas desde que você seja herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal.

Para ter acesso às informações, é preciso ter em mãos CPF e data de nascimento (pessoa física) ou CNPJ e data de abertura da empresa (pessoa jurídica) e acessar o sistema com sua conta gov.br (nível prata ou ouro) para saber como solicitar o valor ou verificar protocolos de solicitação.

Ao adentrar o SVR, a pessoa poderá consultar o valor a receber; o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; além de outras informações sobre o valor a receber, quando for o caso.

Para solicitar o valor esquecido, a pessoa deve selecionar uma de suas chaves Pix e informar seus dados pessoas. É importante guardar o número de protocolo para entrar em contato com a instituição, caso necessário. O tempo para recebimento do valor é de 12 dias úteis. A instituição pode devolver o valor a receber por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada. O banco também pode entrar em contato para confirmar sua identidade. Trata-se de um procedimento de segurança da instituição financeira. Apesar disso, nunca força suas senhas para ninguém.

Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção, entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis; ouse preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.

Já se o sistema não oferecer a opção Solicitar por aqui, entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.