Uma nova modalidade no furto de dinheiro está chamando atenção pela facilidade que criminosos estão tendo ao burlar os sistemas informacionais de segurança do PIX, método de transações bancárias instantâneas do Banco Central. O alerta leva em consideração a função de copiar e colar do PIX durante os pagamentos e compras onlines de transações.
Segundo a empresa Kaspersky, a fraude não é nova, mas é a primeira vez que ela é usada para esquemas fraudulentos de pagamentos envolvendo o PIX. A tática funciona na instalação de um vírus que infecta computadores (desktops e notebooks) e redireciona, de forma ilícita, os pagamentos onlines dos usuários. Tanto empresas como pessoas físicas estão suscetíveis ao novo golpe do PIX.
LEIA TAMBÉM
A especialista em segurança cibernética destacou que o novo golpe não afeta celulares e tablets, mas que a atenção dos consumidores deve ser dobrada neste momento, principalmente pela alta demanda das compras de fim de ano.
“Nesta modalidade, o lojista gera um tipo de cobrança via PIX para o cliente efetuar o pagamento. O mais comum é o consumidor copiar e colar (CLT+C e CLT+V) essa informação para efetuar o pagamento – e nesses breves segundos é feita o troca da chave para redirecionar o dinheiro para o criminoso“, disse Fabio Assolini, membro da empresa.
Como funciona o golpe
- Anúncios maliciosos da internet redirecionam para o malware (vírus), chamado de GoPIX;
- Processo complexo para conseguir instalar com sucesso o vírus no dispositivo;
- O usuário copia o código do PIX no PC e ele é alterado antes de ser colado no site do banco; evitando que o dinheiro vá para a loja e sim para o golpista.
Como se proteger
- Cuidado com anúncios falsos: é necessário ficar atento com anúncios que circulam na internet. Links patrocinados podem conter vírus e nem sempre redirecionar para sites confiáveis e seguros;
- Atenção no pagamento digital: é possível se livrar do novo golpe do PIX identificando a fraude durante o resumo da transferência. Conferir quem irá receber o valor monetário e checar o nome da loja ou a pessoa que receberá a transferência. Caso seja para uma empresa ou pessoa desconhecida não continue a transferência de valores;
- Use a solução de segurança: parece simples, mas a instalação de mecanismos de segurança, como aplicativos de antivírus confiáveis e seguros é uma ótima escolha. Isso impedirá não apenas que você caia no novo golpe do PIX, mas também outras fraudes e vírus que circulam pela internet.