A votação da proposta de emenda à Constituição, que acaba com a reeleição de cargos no Executivo, com exceção de senadores, foi adiada. A decisão ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (7). O senador Marcelo Castro (MDB) é o relator da matéria.

A proposta foi retirada de pauta nesta quarta-feira (7), após um pedido de vista da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Ela informou que vai apresentar uma emenda ao texto para tentar alterar o substitutivo elaborado por Marcelo Castro.

A senadora disse concordar com o fim da reeleição, mas criticou o aumento do tempo dos mandatos parlamentares. A relatoria do senador propõe que deputados federais, estaduais, distritais e vereadores passem a ter mandatos de cinco anos, em vez dos quatro atuais, e senadores passem a ter 10 anos, em vez dos atuais oito.
LEIA TAMBÉM
“Esse aumento de período para os mandatos tanto de deputado quanto de senador é algo com que eu pessoalmente não concordo. Acho que é muito ruim você sair de um mandato de oito anos de senador, que já é um grande tempo, para um mandato de dez anos. Isso não existe em nenhum país. Não tem nenhum país em que nós tenhamos uma década de mandato para senador”, afirmou a senadora.
Em sua relatoria, o senador Marcelo Castro sugeriu que prefeitos, governadores e o presidente da República tenham mandatos de cinco anos. Com a medida, ele busca unificar as eleições para todos os cargos, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo. No entanto, a senadora Eliziane defende um tempo maior para presidentes, governadores e prefeitos.
“Estou apresentando uma emenda para ter um pouco mais de tempo para o Poder Executivo. Nenhum governo consegue fazer uma obra estruturante em um estado ou um município em apenas quatro anos ou até mesmo em cinco anos. Eu acho que, com o período de seis anos, a gente trabalharia a coincidência das eleições, manteria um pouco mais de elasticidade para o Executivo, porque ele passa a ter mais condições de fazer obras estruturantes, deixar uma marca no estado ou no município” finalizou a parlamentar
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.