A Seleção Brasileira encara hoje (08) a Bolívia, no primeiro jogo das Eliminatórias da Copa de 2026. E mais do que a estreia na competição, a partida marca o início de um novo ciclo, visando o Mundial de 2026. No comando técnico, Fernando Diniz assumiu este ano com a missão de dar para a Seleção as características táticas que ele implementa nos clubes por onde já passou: uma proposta de jogo mais ofensiva, com mais movimentação dos atletas, passes mais curtos que envolvam o adversário, para assim tirar os defensores da outra equipe de suas posições.
Essa tática, não muito comum no Brasil, ficou conhecida como “Dinizismo”. Mas afinal de contas, esta forma de pensar o jogo, vai dar certo na seleção? É o que vamos conferir a partir de hoje, quando a bola rola no Novo Mangueirão, em Belém. No último treinamento, o técnico Fernando Diniz fez um trabalho tático, na qual fez ajustes na equipe e simulou situações de jogo. Logo depois, ele trabalhou bola parada. Os jogadores também afiaram a pontaria com finalizações.
A Seleção Brasileira retorna a Belém após 12 anos. A última vez que o time canarinho na capital paraense foi no dia 28 de setembro 2011, pelo Superclássico das Américas. Na ocasião, o Brasil superou a Argentina por 2 a 0, com gols de Lucas Moura e Neymar.
Retrospecto positivo no Mangueirão
Esta será a quinta vez que a equipe principal da Seleção Brasileira atua na praça esportiva. E o retrospecto do time canarinho na capital paraense é positivo. Foram quatro jogos: um empate, três vitórias e nenhum gol sofrido. O primeiro jogo do Brasil no Mangueirão foi no empate sem gols diante do Chile, no dia 8 de novembro de 1990. Já o segundo na capital paraense ocorreu diante do Marrocos, disputado no dia 9 de outubro de 1997. Na ocasião, o time dirigido pelo técnico Zagallo, venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Denílson.
Válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o Mangueirão sediou o jogo entre Brasil e Venezuela. E a equipe nacional venceu com tranquilidade: 3 a 0. Os gols foram marcados por Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos. O último jogo do time canarinho no Mangueirão tem tempo. Foi no dia 28 de setembro 2011, pelo Superclássico das Américas. E outra vitória brasileira. A Seleção superou a Argentina por 2 a 0, com gols de Lucas Moura e Neymar.