Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso dos Correios terá vagas de nível médio e superior; saiba mais

Previsão é de que o edital seja publicado em setembro deste ano

17/04/2024 às 09h15

Os correios anunciaram a realização de um novo concurso público para solucionar a demanda acumulada dos últimos anos. De acordo com a entidade, o certame trará vagas para os cargos que agende e de analista, que exigem, respectivamente, nivel médio e superior. 

No caso do cargo de analista, podem concorrer advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas. 

Concurso dos Correios terá vagas de nível médio e superior - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Concurso dos Correios terá vagas de nível médio e superior

A previsão é de que os editais do concurso sejam divulgados em setembro deste ano. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro. 

O último concurso nacional conduzido pela estatal ocorreu em 2011. Mais de 1,1 milhão pessoas foram inscritas para disputar 9.190 vagas de nível médio e superior.

Confira o cronograma do concurso:

• Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;

• Agosto – Contratação da banca;

• Setembro – Edital do concurso;

• Dezembro – Início das contratações.

Redação para concursos públicos: veja dicas de como fazer um bom texto

Na busca por aprovação em concursos públicos, os candidatos devem ter atenção especial à redação. Em primeiro lugar, para obter êxito nessa etapa, a clareza na exposição de ideias é imprescindível. Além disso, evitar períodos longos e complexos e priorizar a simplicidade facilita a compreensão do avaliador.

Em entrevista a O DIA TV, a professora de redação Priscila Monteiro compartilhou diversas orientações e insights para os concurseiros de plantão

De acordo com a especialista, é muito importante não deixar os estudos para a última hora, um hábito comum entre muitos concurseiros. “Para se preparar, é preciso ter a consciência de que você precisa estudar e não deixar para última hora. Você deve saber o conteúdo programático específico que será cobrado na redação do concurso e construir o texto em cima daquilo que está sendo pedido”, afirma. 

A coesão textual e organização estrutural do texto são critérios que devem ser seguidos. Sendo assim, as ideias devem ser organizadas de forma lógica, estabelecendo conexões entre os parágrafos. O uso adequado de conectivos contribui para uma leitura fluida e coerente. Vale ressaltar que cada argumento deve ser bem desenvolvido, com exemplos e evidências que enriqueçam sua argumentação.

_______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Brasil