Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia de Reis: conheça a história, a tradição e os costumes da data

O dia 6 de janeiro também é conhecida por ser o dia de desmontar o presépio e enfeites natalinos

06/01/2025 às 11h08

No dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis, e marca a ida dos três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, do Oriente, até Belém, na Palestina, para visitar o recém-nascido Jesus Cristo, levando presentes: incenso, ouro e mirra, que representam a divindade, a majestade e a humanidade contida naquela pequena criança.

No Brasil, essa data também é popularmente conhecida por ser o dia de desmontar o presépio e os enfeites natalinos. Entretanto, em diversas regiões e localidades do país, ainda é preservada a tradição de realizar festas populares, com cortejo, danças, músicas e comida, como explica o padre José Nery, administrador paroquial da Diaconia Territorial Nossa Senhora Aparecida.

Dia de Reis: conheça a história, a tradição e os costumes da data - (Arquivo O DIA) Arquivo O DIA
Dia de Reis: conheça a história, a tradição e os costumes da data

“Para nós, esse da manifestação do Senhor ao mundo, onde todos contemplam naquele lugar simples e a graça de poder contemplar Deus à nossa carne. Eis o grande mistério e a alegria desse dia. No Brasil, especialmente no Nordeste, comemoramos, neste dia, a Folia de Reis, onde saímos cantando nas casas, fazendo festa, com almoço, janta, café com bolo, reza e dança folclórica. É um momento para nos alegrar. Reunimos toda a famílias e os amigos para celebrar a vida de um Deus presente em nossa vida e contemplamos com a nossa própria existência”, disse.

No Piauí, em regiões como o Médio Parnaíba e Longá, por exemplo, ainda se preserva a tradição de realizar as festividades de Reis. Em cidades como Regeneração, a partir do dia 26 de dezembro, a população costuma sair às ruas, das 22h até o amanhecer, percorrendo e cantando entre as casas”, conta o padre.

A tradição é de cantar e dançar a Folia de Reis, é um dia de muita alegria e comida, e claro depois de tudo, tem aquele momento do café com bolo

Padre José Neryadministrador paroquial da Diaconia Territorial Nossa Senhora Aparecida.

O dia 6 de janeiro também é marcado por ser o dia de desmontar o presépio. “Assim como tem um dia para montar o presépio, sendo o tempo do advento, há também um dia para desmontá-lo, sendo este o dia 6 de janeiro. Nesse dia, é feita a celebração da Santa Missa junto à comunidade, no qual, diante do presépio, é feita uma pequena veneração, recordando-se que o Senhor se faz presente. Ali, cada um faz um momento de silêncio, com sua oração específica”, conclui o pároco José Nery.

Dia de Reis

No Brasil, as festividades para o Dia de Reis são bastante fortes em algumas regiões, devido à influência da cultura portuguesa nessas localidades. Em algumas cidades, as bandas de música vão cantando de casa em casa em honra do Menino-Deus. No Estado, o Reisado foi considerado como patrimônio cultural, com o projeto de lei sendo aprovado e tornando-se a lei 8.298/24.

Francisco Limma (PT), autor da proposição, explicou que “junto com a celebração litúrgica, as folias ou reisados enriquecem a comemoração do nascimento de Jesus e a sua manifestação entre os povos. As Folias de Reis são consideradas bens culturais imateriais da Igreja”, disse.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.