Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

DNIT abre sindicância para apurar responsabilidades na queda de ponte entre MA e TO

25/12/2024 às 09h40

25/12/2024 às 09h40

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) instaurou, nesta terça-feira (24), uma sindicância para apurar causas e responsabilidades sobre o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. A estrutura, que fazia parte da BR-226 e ligava os estados do Tocantins e do Maranhão, caiu no último domingo (22). O piauiense Kécio Francisco Lopes dos Santos, natural do município de Demerval Lobão, é uma das vítimas fatais da tragédia. O corpo dele foi encontrado pela equipe de resgate às 8h58. Kécio era caminhoneiro e estava transportando defensivos agrícolas quando o acidente aconteceu. 

Os trabalhos de apuração da sindicância serão iniciados na quinta-feira (26), quando, segundo o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, “toda a comissão vai se deslocar para o local do desabamento e começará a fazer a coleta dos documentos necessários para as apurações". Inclusive pretendemos acionar órgãos externos ao DNIT para participarem dos trabalhos”.

DNIT abre sindicância para apurar responsabilidades na queda de ponte entre MA e TO - (Reprodução/Prefeitura de Estreito) Reprodução/Prefeitura de Estreito
DNIT abre sindicância para apurar responsabilidades na queda de ponte entre MA e TO

A comissão de sindicância está autorizada a levantar fatos, requerer documentos a órgãos de qualquer esfera administrativa e analisá-los junto às demais provas obtidas durante a investigação. Também estão previstas provas técnicas, como ensaios e visitas em campo, que permitam identificar as possíveis causas que levaram ao desabamento e avaliar indicativos de responsabilidade.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias. De acordo com o Ministério dos Transportes, a sindicância foi determinada pelo ministro Renan Filho. O ministério também informou que está prevista, ainda nesta terça-feira, a publicação do decreto de emergência que destinará mais de R$ 100 milhões para a construção de uma nova ponte.

Piauiense Kécio Francisco é uma das vítimas fatais do desabamento da ponte entre o Maranhão e Tocantins. - (Reprodução / Redes sociais ) Reprodução / Redes sociais
Piauiense Kécio Francisco é uma das vítimas fatais do desabamento da ponte entre o Maranhão e Tocantins.

O desabamento

O acidente foi causado pelo colapso do vão central da ponte, que tem 533 metros de extensão. Com a queda da estrutura, ao menos 10 veículos, incluindo caminhões, carros de passeio e motocicletas, caíram no Rio Tocantins.

Com a queda da estrutura, ao menos 10 veículos, incluindo caminhões - dentre os quais, o de Kécio - carros de passeio e motocicletas, caíram no Rio Tocantins. Cerca de 14 mergulhadores foram designados para realizar as buscas, mas a operação foi suspensa temporariamente devido ao risco de contaminação das águas do rio com substâncias químicas dos caminhões que caíram.

O desabamento foi registrado em vídeos que circulam nas redes sociais. O vereador Elias Junior, do município de Aguiarnópolis (TO), relatou que a ponte já apresentava rachaduras em sua estrutura e necessitava de reparos. Com mais de 60 anos de idade, a estrutura da ponte já havia sido alvo de críticas, principalmente devido ao grande número de veículos pesados que circulam por ali. 


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Agência Brasil