Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Edital do Concurso Nacional Unificado será divulgado em uma semana

As inscrições para o certame iniciam no dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro.

03/01/2024 às 16h02

Os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão publicados na próxima quarta-feira (10). As inscrições para o certame iniciam no dia 19 de janeiro e vão até 9 de fevereiro. Já a realização da prova será no dia 5 de maio.

Os editais do Concurso Nacional Unificado trarão informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finai

concurso processo seletivo prova - (Reprodução/Internet) Reprodução/Internet
concurso processo seletivo prova

“Estamos falando de uma metodologia inovadora. A aplicação das provas, por exemplo, que ocorrerá em 220 cidades de todo Brasil, é um feito inédito que exige uma preparação inédita também”, afirmou Regina Camargos, secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em parceria com a empresa responsável pela aplicação do concurso, a Cesgranrio, o número de cidades foi ampliado para garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.

Inovações

Além de prever uma inscrição única que valerá para selecionar os candidatos para mais de um órgão, o CPNU tem outras inovações, como a participação ativa dos órgãos de controle desde o lançamento do certame. “Não apresentamos para os órgãos de controle um resultado final, entende? Eles participaram de todas as reuniões e deram contribuições valiosas desde o princípio”, ressaltou a secretária adjunta.

Outra novidade é a busca pela igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. “Queremos democratizar o acesso a essas vagas. Muitas pessoas sequer conseguiam prestar concursos porque precisavam se deslocar para outros estados, o que muitas vezes é muito dispendioso”, explicou Regina Camargos. De acordo com a secretária, o CPNU deve priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público.