Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Entenda o que é o DIU e quais são as vantagens do método contraceptivo

O Portal O Dia conversou com uma especialista no assunto para entender mais sobre o Dispositivo Intrauterin

17/04/2024 às 14h16

O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um método contraceptivo de longa duração que vem ganhando cada vez mais popularidade entre as mulheres. No entanto, ainda existem muitas dúvidas e informações desencontradas sobre o DIU, o que pode gerar medo e insegurança em quem o considera como opção.

Para esclarecer os pontos mais importantes sobre o DIU, conversamos com a enfermeira Tisiane Santana , especialista em saúde da mulher.

O DIU é um pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero por um profissional de saúde. Existem dois tipos principais de DIU: o DIU de cobre e o DIU hormonal.

DIU de cobre: libera pequenas quantidades de cobre que interferem na fertilidade, dificultando a passagem dos espermatozoides e a fecundação

O dispositivo intrauterino, popularmente conhecido como DIU - (drauzio\ uol) drauzio\ uol
O dispositivo intrauterino, popularmente conhecido como DIU

DIU de cobre: libera pequenas quantidades de cobre que interferem na fertilidade, dificultando a passagem dos espermatozoides e a fecundação. ]

DIU hormonal: libera hormônios progestógenos que afinam o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides, e também podem tornar o útero menos receptivo à implantação de um óvulo fecundado.

O DIU de cobre pode reduzir o fluxo menstrual e aliviar os sintomas da dismenorreia (cólicas menstruais). O DIU hormonal pode ajudar a regular o ciclo menstrual, reduzir o risco de anemia por deficiência de ferro e proteger contra o câncer de endométrio e ovário.

Segundo a especialista, o DIU se destaca por sua alta taxa de sucesso na prevenção da gravidez, com índice de falha entre 0,8% a 2% ao ano. "Essa eficácia, somada à sua durabilidade de 5 a 10 anos, dependendo do tipo, o torna uma opção extremamente vantajosa para mulheres que desejam um planejamento familiar a longo prazo, destaca a enfermeira.

Quais são as vantagens do DIU?

Eficácia: o DIU é um método contraceptivo altamente eficaz, com uma taxa de falha de apenas 0,8% a 2% ao ano.

Duração: o DIU pode durar de 5 a 10 anos, dependendo do tipo, o que significa que a mulher não precisa se preocupar com a contracepção por um longo período.

Reversibilidade: o DIU pode ser removido a qualquer momento por um profissional de saúde, e a fertilidade da mulher retorna ao normal logo em seguida.

Benefícios adicionais: o DIU de cobre pode reduzir o fluxo menstrual e aliviar os sintomas da dismenorreia (cólicas menstruais). O DIU hormonal pode ajudar a regular o ciclo menstrual, reduzir o risco de anemia por deficiência de ferro e proteger contra o câncer de endométrio e ovário.

O DIU pode ser removido a qualquer momento por um profissional de saúde, e a fertilidade da mulher retorna ao normal logo em seguida.

Quais são as desvantagens do DIU?

Feitos colaterais: os efeitos colaterais mais comuns incluem sangramento irregular, cólicas menstruais, dor pélvica e spotting (sangramento leve entre os períodos menstruais).

Riscos: o DIU pode aumentar o risco de algumas infecções, como a doença inflamatória pélvica (DIP).

O DIU não é recomendado para todas as mulheres. Algumas contraindicações para o uso do DIU incluem:

Doença inflamatória pélvica (DIP) ativa Infecção uterina Gravidez Câncer de útero ou ovário Sangramento vaginal anormal sem causa definida

É importante conversar com um profissional de saúde para saber se o DIU é o método contraceptivo ideal para você.

Procedimento de inserção e remoção: o procedimento de inserção e remoção do DIU pode ser desconfortável para algumas mulheres.

A Enfermeira Tisiane reforça a importância da consulta individualizada com um profissional de saúde para avaliar se o DIU é o método contraceptivo ideal para cada caso. "Durante a consulta, todas as dúvidas e receios da mulher serão esclarecidos, além de serem realizados exames para verificar se ela possui alguma contraindicação", explica.