Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FIES: inscrições para vagas remanescentes encerram quinta-feira (29)

Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados em 4 de dezembro.

27/11/2023 às 16h10

27/11/2023 às 16h10

O prazo para se inscrever nas vagas restantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina na próxima quinta-feira, dia 30, com a possibilidade de prorrogação, segundo o Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados em 4 de dezembro.

Estudantes com matrícula ativa no mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies desta edição podem se inscrever. Além disso, é necessário atender a outras exigências do programa, como ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

FIES: inscrições para vagas remanescentes encerram quinta-feira  - (Marcello Casal JRr./Agência Brasil) Marcello Casal JRr./Agência Brasil
FIES: inscrições para vagas remanescentes encerram quinta-feira

Os selecionados podem contratar o financiamento a partir de julho de 2023. Com o Fies Vagas Remanescentes, é possível financiar todo o segundo semestre de 2023, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante pode até recuperar valores já pagos durante esse período, se preferir.

O Fies Vagas Remanescentes oferece cerca de 60 mil vagas, retomando as atividades após a interrupção em 2021. Os candidatos serão selecionados com base na classificação de suas notas no Enem, considerando as edições a partir de 2010. A nota mínima exigida é 450 pontos na média das cinco provas do Enem, com nota superior a zero na prova de redação.

Na classificação, os bolsistas parciais (50%) do ProUni têm prioridade, desde que não tenham diploma de graduação e nem tenham sido beneficiários do Fies. Em segundo lugar estão os estudantes sem diploma de graduação e que nunca foram beneficiados pelo Fies. 

Em terceiro, estão aqueles sem diploma de graduação, mas que já foram beneficiados pelo Fies em outro momento, quitando o financiamento. Em quarto, estão os estudantes com diploma de graduação que nunca tiveram contrato com o Fies, e em quinto, os estudantes com diploma de curso de graduação e beneficiários do Fies que quitaram o financiamento do curso.

Com informações da Agência Brasil