Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fortes chuvas voltam a atingir o Rio Grande do Sul

O Inmet emitiu um alerta de “Perigo” para a região sudoeste do Rio Grande do Sul com a presença fortes chuvas que podem chegar a 100mm por dia

21/06/2024 às 10h20

21/06/2024 às 10h20

Esta sexta-feira (21) poderá ser um dia de tempestades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. É o que diz o alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Como previsto, Porto Alegre deve ficar entre 17°C e 21°C com chuvas e trovoadas que podem perdurar o dia todo.

O Inmet emitiu um alerta de “Perigo” para a região sudoeste do Rio Grande do Sul com a presença fortes chuvas que podem chegar a 100mm por dia acompanhadas de ventos que poderão atingir a velocidade de 60 a 100km/h e granizo. A situação apresenta risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, alagamentos e queda de árvores. Já para a região centro-sul de Santa Catarina, o órgão informa que há um “Perigo Potencial” para as tempestades, com a possibilidade de queda de granizo, as chuvas não devem passar de 50mm/dia além de ventos de até 60km/h.

Fortes chuvas voltam a atingir o Rio Grande do Sul, alerta Inmet - (Gustavo Mansur/Palácio Piratini) Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Fortes chuvas voltam a atingir o Rio Grande do Sul, alerta Inmet

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram milhares de famílias desabrigadas

Desde o dia 28 de maio desse ano, intensas chuvas atingem o Rio Grande do Sul e têm causado grande preocupação entre moradores e autoridades locais, que realizaram grande mobilização para ajudar as mais de 70.000 pessoas afetadas. O estado gaúcho contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha, além de recursos financeiros mobilizados por populares.

Por outro lado, estados brasileiros sofrem com o clima seco. A região Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte do país são acometidos por um anticiclone de altos níveis que baixa a umidade do ar e mantém a massa de ar seca na região. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e o Distrito Federal estão entre os estados afetados pela seca.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral