Marcas Inesquecíveis 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Internet das Coisas: tecnologia otimiza tempo e recursos no dia a dia

A Internet das Coisas é uma realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano e permite otimizar o tempo e economizar recursos.

29/08/2023 às 11h42

27/09/2023 às 23h52

O Dia TV

A revolução tecnológica veio para mudar a vida das pessoas e tornar as funções do dia a dia mais práticas. A Internet das Coisas é uma realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano e permite otimizar o tempo e economizar recursos, especialmente com a rotina das pessoas cada vez mais corrida. Antigamente, conectar eletrodomésticos, meios de transportes, maçanetas, tênis e até roupas à rede mundial de computadores parecia algo utópico, mas isso mudou.

Internet das coisas - (Reprodução/Freepik) Reprodução/Freepik
Internet das coisas

Para isso, basta que os dispositivos acessem a internet. O professor de Sistema da Informação, José Mecenas, explica que a Internet das Coisas visa conectar equipamentos eletrônicos entre si. Esses aparelhos são programados pelo ser humano para realizarem funções conforme pré-determinação de fábrica.

“Na geladeira, por exemplo, é possível colocar um produto e você programar com a validade de determinado item. Quando chegar esse dia, ela irá alarmar avisando ao usuário que o produto vai vencer. O aspirador de pó é um utilitário muito importante em casa ou no escritório, e você pode programar ele para fazer a limpeza sozinho em determinado horário. Ou seja, é a internet criada para facilitar a vida do ser humano, e serve tanto para uso pessoal como profissional”, destaca o professor.

Na geladeira, por exemplo, é possível colocar um produto e você programar com a validade de determinado item. Quando chegar esse dia, ela irá alarmar avisando ao usuário que o produto vai vencer. O aspirador de pó é um utilitário muito importante em casa ou no escritório, e você pode programar ele para fazer a limpeza sozinho em determinado horário. Ou seja, é a internet criada para facilitar a vida do ser humano, e serve tanto para uso pessoal como profissional.

José Mecenasprofessor de Sistema da Informação

Quem faz uso diariamente da tecnologia, não renuncia aparelhos que podem facilitar ainda mais na rotina. O jornalista André Linhares conta que possui em sua casa uma assistente virtual. É um equipamento com alto-falantes inteligentes que realiza diversas funções mediante programação.

“A Alexa é muito funcional, pois com ela eu ligo os aparelhos como a televisão, o ar-condicionado e principalmente a luz do meu quarto. Quando eu vou dormir, peço para ela desligar a luz, ou colocar uma música para relaxar, mas também uso para tarefas do dia a dia, como fazer lista de compras, saber como está o clima, lembrar tarefa da semana ou do dia. Ela é muito útil, pois posso transportá-la para qualquer cômodo, ela diz receitas de comida, então é um dispositivo muito funcional para mim”, pontua o jovem.

Segundo o professor José Mecenas, a Internet das Coisas realiza atividades que seriam das pessoas. Entretanto, ele reforça que essa interação não apresenta risco aos postos de trabalho, como se cogitava anterior, quando esses dispositivos inteligentes passaram a ganhar destaque.

“É um robô que visa facilitar a vida do indivíduo, mas tem coisas que somente o ser humano consegue fazer, com organizar e executar bem determinada atividade. Antigamente, se falava que automatização dos bancos iria tirar muitos postos de trabalho, mas o que vimos foram os bancos capacitando esses profissionais para eles se adequarem aos equipamentos, para que esse maquinário facilitasse o trabalho e a rotina deles, que eram cansativa e repetitiva”, complementa José Mecenas.

VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo