Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, falece aos 97 anos em São Paulo

Nascida em 20 de setembro de 1925, Luiza Trajano iniciou sua jornada no comércio ao lado de seu pai, fundador da pequena loja "A Cristaleira"

12/02/2024 às 09h37

A empresária Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, faleceu na madrugada desta segunda (12) em Franca, no interior de São Paulo. Luiza tinha 97 anos e deixa uma história de empreendedorismo, inovação e compromisso social. Luiza e o marido fundaram, em 1957, a primeira loja da rede varejista, atualmente das maiores do país.

Nascida em 20 de setembro de 1925, Luiza Trajano iniciou sua jornada no comércio ao lado de seu pai, fundador da pequena loja "A Cristaleira". Em 1957, junto com seu marido Pelegrino José Donato, transformou a loja no Magazine Luiza, que se expandiu gradativamente e se tornou uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de 1.000 lojas em todo o país.

Luiza Trajano, Fundadora dp Magazine Luiza morre aos 97 anos - (MAgazine Luiza/ Divulgação) MAgazine Luiza/ Divulgação
Luiza Trajano, Fundadora dp Magazine Luiza morre aos 97 anos

Ao longo de sua trajetória, Luiza Trajano se destacou por sua visão inovadora e pioneirismo no varejo brasileiro. Foi a primeira varejista a oferecer crediário próprio, a investir em televendas e a criar um e-commerce, transformando o Magazine Luiza em referência em omnichannel.

Luiza Trajano também era conhecida por seu compromisso com o desenvolvimento social e a sustentabilidade. Em 1991, fundou o Instituto Luiza Trajano, que atua na educação e na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A empresa também se destaca por suas práticas de sustentabilidade, como a reciclagem de materiais e a utilização de energia renovável.

Queda nas ações

As ações da varejista Magazine Luiza (MGLU3) vêm sofrendo quedas expressivas na bolsa de valores nos últimos meses. No acumulado de 2024, a desvalorização já supera 40%, gerando apreensão entre os investidores.

Diversos fatores contribuem para esse cenário, dentre o crescimento da inadimplência. Em um contexto de inflação elevada e renda estagnada, a inadimplência das famílias brasileiras tende a aumentar. Isso afeta diretamente o varejo, pois eleva os custos com provisionamentos para perdas de crédito.

A Competição acirrada do setor varejista brasileiro também afetou as ações da varejista. Players tradicionais como Casas Bahia e Ponto Frio, além de novos entrantes como Amazon e Mercado Livre. Essa disputa acirrada pressiona as margens de lucro do Magazine Luiza.