Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula decreta intervenção federal na segurança do Distrito Federal

O presidente se pronunciou na tarde no início da noite deste domingo e criticou a atuação da Polícia Militar do DF

08/01/2023 18:12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal no início da noite deste domingo (8). A medida foi adotada para conter os atos de vandalismo praticados por bolsonaristas radicais. Os manifestantes depredaram as sedes dos Três Poderes neste domingo. 


LEIA TAMBÉMRafael Fonteles determina reforço na segurança das sedes dos Poderes Estaduais 


No decreto, o presidente nomeou Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública no DF. Cappelli foi empossado no início do governo como secretário-executivo do Ministério da Justiça. Lula assinou o decreto durante visita que realizava no município de Araraquara, no interior de São Paulo, para visitar locais atingidos por fortes chuvas. 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Já o procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou neste domingo (8) a imediata abertura de inquérito criminal para responsabilizar os envolvidos na invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília.

Uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que Aras acompanha com "preocupação os atos de vandalismo a edifícios públicos que ocorrem em Brasília", “mantém contato permanente com as autoridades e tem adotado as iniciativas que competem à instituição para impedir a sequência de atos de violência", informou.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil


GOVERNADORES OFERECEM AJUDA

O Fórum Nacional de Governadores ofereceu o envio de policiais para ajudar na recuperação da segurança na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A entidade fez uma reunião de emergência na tarde de hoje (8), após extremistas invadirem as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para pedir a anulação das últimas eleições presidenciais. 

O encontro reuniu tanto governadores como secretários estaduais de Segurança Pública. O Fórum Nacional de Governadores também emitiu uma nota de repúdio aos atos antidemocráticos na área central de Brasília.

Fonte: Agência Brasil
Mais sobre: