O deputado federal Merlong Solano (PT) novamente cobrou uma melhor articulação de Lula na Câmara Federal após dificuldades do bloco governista na aprovação de matérias. O presidente chegou a sofrer derrotas no legislativo e enfrenta resistência na estruturação de uma base aliada sólida. Nos bastidores a especulação é de que Lula dará no mínimo dois ministérios ao centrão em troca do apoio, o Desenvolvimento Social de Wellington Dias é uma das pastas cogitadas.
Na formatação atual do legislativo o governo Lula possui o apoio fiel de cerca de 130 dos 513 deputados. Para aprovar medidas mais complexas, como uma emenda a constituição, Lula precisaria de 308 votos no parlamento. O baixo apoio tem trazido dificuldades para o petista que só conseguiu aprovar matérias mais complicadas liberando quantias bilionárias em emendas.
Merlong cobrou uma relação mais próxima do governo com os deputados.
O deputado piauiense ainda avaliou que um parlamentar do PT deve perder o Ministério hoje ocupado, porém negou que Wellington Dias vá deixar o executivo. “Até agora o Governo abriu espaço só para um ministério, que foi o turismo. Há a necessidade de mais dois, poderá ser um do PT e do PSB, de modo que a gente tenha toda a segurança para aprovar as medidas que o país precisa. Como por exemplo, esse projeto do salário mínimo que precisa ir a plenário. É fundamental ter a base ampliada o que implica uma maior participação do centrão no sistema”, concluiu o deputado.