Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Páscoa e Carnaval: entenda o que essas datas têm em comum e porque mudam todo ano

Anualmente celebra-se a Páscoa em dias diferentes do calendário religioso. E por quê essa alteração ocorre a cada ano? Entenda

27/03/2024 às 09h50

27/03/2024 às 09h53

A Páscoa, tempo em que a tradição cristã rememora a Paixão de Cristo (morte e ressureição de Jesus), nesse ano será celebrada no último final de semana de março, mas não é todo ano que se reserva essa data no calendário. A Páscoa não tem uma data fixa como o Natal (25 de dezembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) por exemplo. Anualmente celebra-se a ressurreição de Cristo em dias diferentes do calendário religioso. E por quê essa alteração ocorre a cada ano? Entenda.

O feriado cristão que todo ano ocorre entre os dias 22 de março a 25 de abril tem a data definida com base no primeiro equinócio do ano. Isso mesmo, o dia da Páscoa está escrito nas estrelas, ou melhor, na Lua. É importante lembrar que o equinócio é um fenômeno marcado pela forma como os raios solares irão se incidir no planeta, fazendo com que a duração do dia seja a mesma da noite (12 horas cada). Ocorrem dois tipos de equinócio no ano: um no outono (em março no Hemisfério Sul e em setembro no Hemisfério Norte) e outro na primavera (setembro no Hemisfério Sul e em março no Hemisfério Norte).

Páscoa e Carnaval: entenda o que essas datas têm em comum e porque mudam todo ano - (Reprodução/ Freepik ) Reprodução/ Freepik
Páscoa e Carnaval: entenda o que essas datas têm em comum e porque mudam todo ano

Essa associação da data com o posicionamento da lua se dá porque a Igreja Católica determinou que a Páscoa será celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio de primavera no hemisfério norte, o que equivale ao equinócio de outono no hemisfério sul.

E o que o Carnaval tem a ver com isso?

Além disso, uma data que está totalmente interligada com o equinócio e consequentemente com a Páscoa também é o Carnaval. A festa considerada uma comemoração pagã tem sua data definida a partir da data da Páscoa. Isso ocorre porque a quarta-feira que sucede ao feriado do carnaval marca o começo da Quaresma, a largada para quarenta dias antes do Domingo de Ramos (um final de semana que antecede a Páscoa). Isso significa que o Carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.

_______________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges