Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“PIX Automático” deve começar a valer em 2024; entenda como vai funcionar

Banco Central definiu novas regras para o serviço; novidade vai facilitar os pagamentos recorrentes de usuários, como as mensalidades.

12/12/2023 às 10h23

O Banco Central definiu as define as regras de funcionamento do "PIX Automático". O serviço facilitará a cobrança recorrente de produtos e de serviços, aumentando a eficiência e a competição do setor. A oferta do novo produto aos usuários pagadores será obrigatória. Já para os recebedores, a oferta será facultativa. 

Transferência por PIX - (Marcello Casal Jr. / Agência Brasil) Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Transferência por PIX

Quem não disponibilizar o serviço a seus usuários pagadores desde o lançamento do produto, que deve ocorrer no dia 28 de outubro de 2024, poderá ser multado por dia de atraso na oferta (limitado a sessenta dias).

“Como o usuário possui relacionamento com essas empresas, em que consome seus produtos ou serviços com periodicidade definida, a possibilidade de pagamento por meio do Pix Automático trará benefícios para ambos. Do ponto de vista do pagador, após concedida a autorização, o Pix Automático será uma forma de pagamento transparente, o que trará comodidade e uma excelente experiência, acabando com a probabilidade de um pagamento não ser efetuado por esquecimento", explicou o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Angelo Duarte.

Já do lado do recebedor, o PIX Automático tem o potencial para reduzir a inadimplência e otimizar o processo de cobrança, além de viabilizar uma ampliação da base de clientes dada a penetração do PIX

Angelo DuarteChefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro

Ainda segundo o Banco Central, outra vantagem aos recebedores é que os custos tendem a ser mais baixos, pois, além de usar a infraestrutura já existente do PIX, o modelo, diferentemente do que existe atualmente no débito automático, independe de convênios bilaterais, ou seja, a empresa pode ter conta em um único participante do PIX e receber transações de seus clientes, independentemente de serem do mesmo banco. 

PIX é adotado como forma de pagamento em diversos ambientes, inclusive nas igrejas. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
PIX é adotado como forma de pagamento em diversos ambientes, inclusive nas igrejas.

Os procedimentos operacionais serão padronizados e estabelecidos no Regulamento do PIX e em documentos específicos que serão publicados posteriormente pelo BC.

PIX Automático é diferente do PIX Agendado!

É importante destacar que o PIX Automático e o PIX Agendado para transações recorrentes, embora atendam a casos de uso relacionados a pagamentos periódicos, possuem diferenças que os tornam complementares. No PIX Automático, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pelo usuário recebedor, que deverá ser necessariamente pessoa jurídica, mediante autorização prévia do usuário pagador.

Já no PIX Agendado recorrente, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pelo próprio usuário pagador, que poderá ter como destinatário pessoa física ou pessoa jurídica.

Com informações do Banco Central