Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PL no Pará destitui presidente condenado por assassinar Chico Mendes

Darci Alves Pereira, conhecido como "pastor Daniel", foi destituído do cargo após repercussão negativa

28/02/2024 às 16h53

28/02/2024 às 16h53

Darci Alves Pereira, conhecido como "pastor Daniel", assumiu recentemente a presidência do Partido Liberal (PL) no município de Medicilândia, sudoeste do Pará. Contudo, nesta quarta-feira (28), o PL anunciou sua destituição do cargo.

A nomeação de Darci causou polêmica após a revelação de sua ligação com o assassinato do ambientalista Chico Mendes, ocorrido em 1988. Chico Mendes, líder seringueiro e defensor do meio ambiente, foi morto com um tiro de escopeta em Xapuri, no Acre. Darci confessou o crime e cumpriu parte de sua pena, sendo posteriormente beneficiado com o regime semiaberto.

Darci Alves Pereira, conhecido como "pastor Daniel", foi condenado pelo assassinato de Chico Mendes - (Reprodução / Instagram) Reprodução / Instagram
Darci Alves Pereira, conhecido como "pastor Daniel", foi condenado pelo assassinato de Chico Mendes

Rogério Barra, secretário-geral do PL no Pará, declarou que não estava ciente do histórico de Darci ao acompanhar sua posse em janeiro. Após tomar conhecimento, Barra recomendou a imediata destituição de Darci do cargo.

O PL informou que Valdilene Lambert, vereadora e pré-candidata à prefeitura de Medicilândia, deve assumir a presidência do partido no município.

PL no Pará retira presidente condenado por assassinar Chico Mendes - (Reprodução/Facebook) Reprodução/Facebook
PL no Pará retira presidente condenado por assassinar Chico Mendes

Quem foi Chico Mendes?

Chico Mendes foi um sindicalista, líder seringueiro e ambientalista brasileiro, nascido em Xapuri, no estado do Acre. Reconhecido internacionalmente por sua luta em defesa da Amazônia e dos direitos dos seringueiros, ele se destacou na década de 1980 como um dos principais defensores do meio ambiente no Brasil.

Chico Mendes foi sindicalista, líder seringueiro e ambientalista - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Chico Mendes foi sindicalista, líder seringueiro e ambientalista

Mendes dedicou sua vida à causa ambiental, defendendo a preservação da floresta amazônica e os direitos das comunidades tradicionais que viviam nela, especialmente os seringueiros. Ele foi um dos pioneiros na criação de reservas extrativistas, que visavam conciliar a preservação ambiental com a subsistência das comunidades locais.

Sua atuação política e ambientalista atraiu a ira de fazendeiros, madeireiros e outros grupos interessados na exploração descontrolada da Amazônia. Mendes enfrentou ameaças de morte e intimidações, mas permaneceu firme em sua luta.

Em 22 de dezembro de 1988, Chico Mendes foi assassinado em sua casa em Xapuri. Sua morte teve repercussão nacional e internacional, e ele se tornou um símbolo da luta pela conservação da Amazônia e dos direitos humanos.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) foi criado em sua homenagem e se tornou um dos principais órgãos de proteção ambiental do Brasil.