Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Políticos do Piauí criticam agenda de Lula com Nicolás Maduro

Nicolás Maduro é acusado de graves violações de direitos humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e de "narcoterrorismo" pelos Estados Unidos

30/05/2023 às 08h44

26/09/2023 às 01h07

Políticos do Piauí criticaram a agenda do Presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva com o contestado presidente Venezuelano Nicolás Maduro. Lula e Maduro se reuniram no Palácio do Planalto na última segunda (29) para “reforçar a retomada das relações diplomáticas com o país vizinho”. Após o encontro o presidente brasileiro anunciou um processo de normalização das relações bilaterais que inclui a reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a recente designação do Embaixador da Venezuela no Brasil.

Nicolás Maduro é acusado de graves violações de direitos humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e de "narcoterrorismo" pelos Estados Unidos. O presidente contestado da Venezuela não vinha ao Brasil desde janeiro de 2015, quando esteve na posse da ex-presidente Dilma Rousseff, também do PT. A eleição que alçou Nicolás Maduro à presidência da Venezuela, em 2018, foi questionada por vários países, o mandato de Maduro se estende até o fim de 2025.

Registro do encontro entre Lula e Nicolás Maduro - (Ricardo Stuckert/PR) Ricardo Stuckert/PR
Registro do encontro entre Lula e Nicolás Maduro

Pelas redes sociais o senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou o encontro, Ciro chamou Maduro de ditador e atacou o líder Venezuelano. “Se a diplomacia pró-ditaduras sul-americanas continuar voltando, o próximo será Daniel Ortega, da Nicarágua. Se recebido “chefe de Estado”, como Maduro, que pelo menos o cerimonial do Planalto mande lavar a rampa com água sanitária. Não limpa a História, mas desinfeta o palácio”, postou o senador.

Sobre o encontro Lula cobrou maior cooperação de empresários brasileiros para que o Brasil “invista mais” no país vizinho. “temos pressa de retomar as relações com a Venezuela e toda a América do Sul. Nossos ministros têm que conversar mais, empresários dos dois países devem conversar mais, universidades devem falar mais de ciência e tecnologia. É preciso que os empresários brasileiros voltem a investir na Venezuela e na América do Sul e restabelecer mecanismos auspiciosos de cooperação como já tivemos”, afirmou.

"Vergonha Internacional"

Outro parlamentar piauiense que também criticou a visita de Maduro foi o vereador Edson Melo (PSDB). “Vergonha internacional para a "democracia brasileira"! O maior ditador sul-americano, acusado de narcotraficante sendo recebido com honras de chefe de estado pelo Presidente "democrata" Lula!”, concluiu o parlamentar.

Com informações Agência Brasil
Mais sobre: