Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Primeira chamada do Prouni de 2024 é divulgado nesta terça-feira (06); saiba como consultar

A primeira chamada da lista dos aprovados estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

06/02/2024 às 09h42

O resultado do Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2024 será divulgado nesta terça-feira (06). O programa oferta bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação de nível superior em instituições privadas.

A primeira chamada da lista dos aprovados estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os concorrentes devem ter realizado uma das últimas edições do Exame do Ensino Médio (Enem) e atingido no mínimo 450 pontos na média geral da prova.

Primeira chamada do Prouni de 2024 é divulgado nesta terça-feira (06) - (Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil) Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Primeira chamada do Prouni de 2024 é divulgado nesta terça-feira (06)

Confira o cronograma

Os resultados serão divulgados em duas etapas: a primeira chamada nesta terça-feira e a segunda chamada está prevista no dia 27 de fevereiro.

Inscrições: 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 24

Resultados: 6 e 24 de fevereiro

Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março

Resultado da lista de espera: 18 de março

Quem pode participar?

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
  • Tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Tenha cursado ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Tenha realizado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Como funciona as notas de corte?

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Os cursos geralmente adotam pesos diferentes para cada disciplina a depender da natureza da área que se pretende cursar como por exemplo, o curso de engenharia que tem um peso maior na disciplina de matemática.

Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Nesta edição, o MEC anunciou um aumento no número de vagas para cursos como Direito e Medicina.