Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Que a verdade prevaleça”, Governador e autoridades comentam prisão de acusados no caso Marielle

As prisões fazem parte da operação denominada “Murder Inc”, que também investiga a tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves.

24/03/2024 às 16h31

24/03/2024 às 16h32

Políticos piauienses se manifestaram através das redes sociais após a prisão, na manhã deste domingo (24), dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão apontados como mandantes da morte da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco e do delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil que teria planejado o crime. As prisões fazem parte da operação denominada “Murder Inc”, que também investiga a tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves.

A Polícia Federal (PF) concluiu que os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão contrataram o ex-policial militar Ronnie Lessa para executar a vereadora Marielle Franco, em 2018. Na ocasião, o motorista dela, Anderson Gomes, também foi morto. A conclusão está no relatório final da investigação, divulgado após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirar o sigilo do inquérito.

Ex-vereadora Marielle Franco durante pronunciamento na Câmra do Rio - (Reprodução Instituto Marielle Franco) Reprodução Instituto Marielle Franco
Ex-vereadora Marielle Franco durante pronunciamento na Câmra do Rio

Através do X, o Ministro Wellington Dias criticou a violência política que atinge as comunidades do Rio de Janeiro.

“Há seis anos esperamos por esse dia. Foram presos hoje os suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco. Um crime bárbaro, que escancarou a violência política contra uma mulher que lutava bravamente pelas comunidades do Rio de Janeiro. Meu abraço à minha amiga @aniellefranco a todos os familiares, amigos e especialmente aos cariocas. Continuamos muito atentos e na luta por dias de justiça e paz, especialmente para as mulheres que escolhem a Política como lugar de luta”, disse o gestor.

Em uma curta publicação o Governador Rafael Fonteles também comentou o caso:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Para a PF, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que tem ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio,

“Os indícios de autoria mediata que recaem sobre os irmãos Domingos Inácio Brazão e José Francisco Brazão são eloquentes. Com base na dinâmica narrada pelo executor Ronnie Lessa e pelos elementos de convicção angariados durante a fase de corroboração de suas declarações, extrai-se que os irmãos contrataram dois serviços para a consecução do homicídio da então vereadora Marielle Franco”, disse a PF no relatório.

No documento, os investigadores mostram que o plano para executar Marielle contou com a participação de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Policia Civil do Rio. Segundo a PF, Rivaldo “planejou meticulosamente” o crime.

“Se mostra indubitável a conclusão de que Rivaldo Barbosa instalou na diretoria de divisão de homicídios um verdadeiro balcão de negócios destinado a negociatas que envolviam a omissão deliberada ou o direcionamento de investigações para pessoas que se sabiam inocentes. Para tanto, Rivaldo fez negócio com contraventores, milicianos e, como se vê no caso em tela, políticos, no afã de se locupletar financeira e politicamente”, afirmam os investigadores.

Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa - (Reprodução/Agência Brasil e Câmara dos Deputados) Reprodução/Agência Brasil e Câmara dos Deputados
Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa

Delegado preso assumiu chefia da Polícia Civil quase no dia do crime

O delegado Rivaldo Barbosa, um dos presos neste domingo (24) pela Polícia Federal (PF), foi nomeado chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro no dia 8 de março de 2018, e tomou posse cinco dias depois, na véspera do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O decreto de nomeação foi assinado pelo comandante da intervenção federal na segurança pública no estado do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto. O nome de Barbosa tinha sido anunciado para ocupar o cargo em 22 de fevereiro, durante a intervenção federal no Rio.

Rivaldo Barbosa foi preso em casa, em um condomínio no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

A área de inteligência da Polícia Civil, na época da nomeação de Barbosa para comandar a instituição, havia contraindicado o nome dele. Mas, segundo informações dos investigadores da operação da PF, o general Braga Netto manteve posicionamento garantindo que ele assumisse a chefia da Polícia Civil fluminense.

Nomeado interventor na área de segurança do Rio pelo então presidente Michel Temer, Braga Netto, general da reserva, se transformou em político. Dois anos depois de sua passagem como interventor no Rio, foi nomeado ministro chefe da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro de 2020 a 2021. Depois, de 2021 a 2022, comandou foi ministro da Defesa. Filiou-se ao PL e concorreu à Vice-Presidência na chapa liderada pelo então presidente em 2022.

Braga Netto é investigado por suposto envolvimento no planejamento de golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.