Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"Quem decide é a Petrobras", diz Haddad sobre distribuição de dividendos da companhia

A expectativa, segundo Haddad, é que o tema volte à pauta no próximo encontro do Conselho de Administração da Petrobras , ainda este mês

09/04/2024 às 10h48

Nesta segunda-feira (8), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas da Petrobras. O ministro esclareceu durante uma entrevista, que a decisão cabe à empresa, mas afirmou que as discussões sobre o tema com o presidente Lula já estão bem avançadas com decisões com potencial de serem acertadas ainda esse mês.

Em março, a Petrobras decidiu reter R$ 49,3 bilhões em dividendos extraordinários, que seriam pagos aos acionistas. A medida gerou um tombo de R$ 55,3 bilhões no valor de mercado da empresa e criou problemas para o governo federal, maior acionista da petroleira. "Quem tem que decidir é a Petrobras, mas está bem encaminhado isso. A gente tem levado muitas informações para o presidente sobre a situação do caixa da Petrobras. Temos falado com os diretores da Petrobras e com alguns conselheiros para que o presidente possa ter tranquilidade de que o plano de investimento da Petrobras não vai ser prejudicado por falta de financeiro", afirmou.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda do governo Lula (PT) - (Valter Campanato/Agência Brasil) Valter Campanato/Agência Brasil
Fernando Haddad, ministro da Fazenda do governo Lula (PT)

Haddad informou ainda que apesar dos números da Petrobras estarem superando as expectativas com um “caixa robusto”, o plano de investimentos da companhia ainda representa um desafio. "É um desafio cumprir o plano de investimento da Petrobras... Porque a empresa não estava preparada mais para investir. Ela estava sendo dilapidada, de certa maneira, e agora está tendo reversão desse quadro, para o bem do Brasil e da própria empresa, porque são investimentos rentáveis que ela está assumindo", disse.

Na última sexta-feira (5), o Conselho de Administração da Petrobras se reuniu, dando início a discussões sobre a distribuição dos dividendos retidos. A expectativa, segundo Haddad, é que o tema volte à pauta no próximo encontro do colegiado, ainda este mês.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral