Nesta segunda-feira (8), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas da Petrobras. O ministro esclareceu durante uma entrevista, que a decisão cabe à empresa, mas afirmou que as discussões sobre o tema com o presidente Lula já estão bem avançadas com decisões com potencial de serem acertadas ainda esse mês.
Em março, a Petrobras decidiu reter R$ 49,3 bilhões em dividendos extraordinários, que seriam pagos aos acionistas. A medida gerou um tombo de R$ 55,3 bilhões no valor de mercado da empresa e criou problemas para o governo federal, maior acionista da petroleira. "Quem tem que decidir é a Petrobras, mas está bem encaminhado isso. A gente tem levado muitas informações para o presidente sobre a situação do caixa da Petrobras. Temos falado com os diretores da Petrobras e com alguns conselheiros para que o presidente possa ter tranquilidade de que o plano de investimento da Petrobras não vai ser prejudicado por falta de financeiro", afirmou.
Haddad informou ainda que apesar dos números da Petrobras estarem superando as expectativas com um “caixa robusto”, o plano de investimentos da companhia ainda representa um desafio. "É um desafio cumprir o plano de investimento da Petrobras... Porque a empresa não estava preparada mais para investir. Ela estava sendo dilapidada, de certa maneira, e agora está tendo reversão desse quadro, para o bem do Brasil e da própria empresa, porque são investimentos rentáveis que ela está assumindo", disse.
Na última sexta-feira (5), o Conselho de Administração da Petrobras se reuniu, dando início a discussões sobre a distribuição dos dividendos retidos. A expectativa, segundo Haddad, é que o tema volte à pauta no próximo encontro do colegiado, ainda este mês.
_________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.