Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Recopa: Fluminense leva gol nos acréscimos e perde para LDU

Equipes decidem o título no jogo de volta na próxima quinta (29) no Maracanã.

23/02/2024 às 08h31

23/02/2024 às 08h31

O Fluminense foi derrotado por 1 a 0 pela LDU (Equador), na noite desta quinta-feira (22) no estádio Casa Blanca, em Quito, na partida de ida da Recopa Sul-Americana. O primeiro confronto envolve os campeões da Libertadores e Copa Sul-Americana do ano anterior.

Fluminense perde para LDU, no jogo de ida da Recopa. - (Marcelo Gonçalves / Fluminense FC) Marcelo Gonçalves / Fluminense FC
Fluminense perde para LDU, no jogo de ida da Recopa.

Na partida desta quinta-feira, o Tricolor das Laranjeiras claramente sentiu os efeitos dos 2.850 metros de altitude da cidade de Quito, e pouco apresentou diante da equipe equatoriana, que conseguiu chegar à vitória graças a um gol do atacante Alex Arce já nos acréscimos do segundo tempo.

Fluminense e LDU se encontram pela terceira vez em uma final continental. Em 2008 as equipes mediram forças pela Copa Libertadores. Um ano depois os tricolores encararam os equatorianos valendo um título, mas desta vez na Copa Sul-Americana. A equipe de Quito se deu melhor nas duas oportunidades.

Agora as equipes voltam a se enfrentar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 21h30 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (29), para definir quem fica com o título.

LDU impõe pressão, em jogo marcado por polêmicas

Em um confronto marcado por intensa pressão da LDU durante praticamente todo o jogo, a partida contra o Fluminense, não foi apenas uma batalha nos gramados, mas também no campo das polêmicas. No primeiro tempo, o Fluminense elevou os ânimos ao reivindicar um suposto pênalti envolvendo Germán Cano.

A reclamação esquentou os ânimos no campo e nas arquibancadas, adicionando um toque de controvérsia à partida. Entretanto, a tensão não parou por aí. O gol que definiu o jogo de ida veio em um lance que exigiu uma longa revisão do árbitro de vídeo (VAR). O assistente de campo havia flagrado um impedimento. O VAR acabou sendo protagonista não apenas na revisão do gol, mas também no debate pós-jogo.

LDU e Fluminense disputaram partida de ida da Recopa - (Reprodução / Conmebol Recopa) Reprodução / Conmebol Recopa
LDU e Fluminense disputaram partida de ida da Recopa

Flu já perdeu dois títulos internacionais para a LDU

Diante da equipe equatoriana o Fluminense terá a oportunidade de exorcizar outro fantasma do passado. Se no ano passado finalmente conquistou a sua primeira Libertadores, agora tem a oportunidade de superar a LDU em uma final continental. A primeira oportunidade na qual as equipes se encontraram em uma decisão foi em 2008, na principal competição de clubes da América do Sul.

Um ano depois os tricolores encararam os equatorianos valendo um título, mas desta vez na Copa Sul-Americana. A equipe de Quito se deu melhor nas duas oportunidades. Em entrevista coletiva concedida na última quarta-feira (21), o meio-campista Paulo Henrique Ganso afirmou que, apesar de todo o retrospecto de decisões entre as equipes, ele não vê esta final como uma revanche.

Não posso dizer que é uma revanche, mas estamos preparados e muito focados

Paulo Henrique GansoMeio-campo do Fluminense