Dez anos depois, o São Paulo finalmente quebrou um tabu e voltou a vencer o Corinthians fora de casa. Com gols de Calleri e Luiz Gustavo, o Tricolor derrotou o arquirrival por 2 a 1, na terça-feira (30), na Neo Química Arena, na capital paulista, pelo Paulistão 2024.
Sob o comando de Thiago Carpini, o São Paulo abriu o placar logo aos 20 minutos, quando o atacante Calleri recebeu belo lançamento do meia Wellington Rato, invadiu a área e chutou com a perna esquerda para superar o goleiro Cássio.
Antes do término da primeira etapa, o zagueiro Catano, do Corinthians, deixou o braço em uma disputa de bola com o centroavante são-paulino Luciano. Após uma revisão do árbitro de vídeo (VAR), o defensor levou cartão vermelho e desfalcou o Timão.
Na volta do intervalo, Wellington Rato apareceu novamente e, dessa vez, serviu o volante Luiz Gustavo. O meia cobrou escanteio na medida e o ex-Bayern de Munique cabeceou para o fundo das redes corintianas.
O Corinthians descontou nos acréscimos do segundo tempo com um golaço do atacante Arthur Sousa, destaque do Timão no 11º título da Copinha, e assistência do zagueiro Raul Gustavo, mas não foi o suficiente para evitar a derrota.
A pressão vivida pelo Timão se traduziu nas vaias e xingamentos a Yuri Alberto, centroavante da equipe, que vive má fase e foi substituído por Arthur Sousa, autor do gol de honra. Diante do São Bernardo, no último sábado (27), o treinador Mano Menezes o chamou de "burro" à beira do campo.
Com a vitória, o São Paulo garantiu a liderança isolada do Grupo D, com dez pontos, a três de distância do vice-líder São Bernardo. Já o Corinthians vive situação delicada: com apenas três pontos, está empatado na segunda colocação do Grupo C com o Mirassol, de quem fica à frente graças ao número de vitórias (1 a 0).
Após o clássico, o Tricolor volta a disputar o Paulistão somente em 7 de fevereiro, contra o Água Santa, no Morumbi. Antes, enfrenta o Palmeiras, em Brasília, no domingo (4), em duelo válido pela taça da Supercopa do Brasil. Na mesma data, o Timão encara o Novorizontino, novamente na Neo Química Arena.